PARA COMEMORAR TRÊS ANOS DESTA PAGINA, EU CRIEI UM BLOG TOTALMENTE SEPARADO SÓ SOBRE GINASTICA LABORAL.
O LINK DELE É: http://ginasticalaboral.wordpress.com/

Por favor, visitem o meu canal no youtube! Muito obrigado!

Quer participar do blog? Basta deixar a sua dinâmica nos comentários abaixo!

Dinâmicas de grupo (Postadas por mim)

1- Pedir para os colaboradores encham balões com ar e amarra-los. Então pedir para todos jogarem seus balões para o alto e não deixarem cair. Isso aumenta o espírito de união do grupo. (mínimo 4, dependendo do espaço pode ser 3 pessoas o mínimo).

2- Fazer uma fila indiana, e o 1º da fila ficará com um balão ou uma bola. Então pedir para que passe a bola para a pessoa de traz pelo lado (pela direita, depois pela esquerda e assim sucessivamente). Sendo que a ultima pessoa da fila irá correr até a frente e começar tudo de novo. (treina agilidade, pensar com rapidez. Se formar duas filas ou mais, isso estimula o espírito de competição do grupo).

Dinamica sem materiais (enviado pela Andreia)

O nome da Dinamica é ” Comando de valer”

O prof. deverá falar “comando… de valer “e simultanemante balançar as mãos.

Quando o prof. falar “comando…cabeça ” deverá colocar as maõs na cabeça.

Quando disser “comando…ombro” colocar as mãos nos ombros…

Os alunos irão executando…

Só que o prof. falará….” cabeça..” sem a palavra ” comando”… a ideia é que o aluno não coloque a mão na cabeça…pois a palavra que antecede, no caso comando, não foi falada… Depois de treiná-los alguns minutos.

O professor pedirá que os alunos, façam o que ele fala e não o que faz….

olhando pra o professor.

Essa dinâmica ressalta a importância de saber ouvir e escutar, tanto no ambiente profissional, pessoal…enfim…até mesmo na hora d executar exercícios, pois o aluno faz o que vê…e não o que entende.

Por isso o prof. deve descrever verbalmente de forma correta todos os exercícios , para que o aluno entenda perfeitamente e realize só de ouvir.

Essas são dicas da Fernanda Soares Correa:

1 – Em dupla um de frente para o outro, pedir que imaginem estar em frente a um esperlho. Hora um é o espelho, hora o outro. E assim um tem que imitar o que o outro está fazendo.

Você vai dando o comando. Não tirem o olhar um do outro (TRABALHAR CONCENTRAÇÃO, NOÇÃO ESPACIAL, entre outros…)

Pode mudar a dupla se quiser.

2 – Esse é legal fazer em um grupo que já convive a um pouco de tempo.

Pedir que caminhem pela sala de olhos fechados. E ao sinal ou quando a música parar, tentem pegar o primeiro que estiver na sua frente. E, ainda de olhos fechados, tentar descobrir quem é a pessoa, através de detalhes.

Depois, em um grande círculo, dizer como descobriu que era a pessoa.

3 – Pedir que as duplas fiquem de frente um para o outro (pode ser em pé ou sentado), e que falem ao mesmo tempo, trocando informações sobre eles mesmos, mas o principal é que os dois de cada dupla falem juntos.

No final, peça para que cada um comente um pouco sobre o que o outro disse. Muito engraçado! Com certeza ninguém vai saber dizer, pois estavam tão preocupados em dizer tudo mais rápido e mais alto que não prestaram a atenção nos outros.

Muito bom para comentar sobre a importância de se escutar mais do que falar.

4 – Com bolinhas de tênis!

Peço que fiquem em dupla, um de frente para o outro.

Cada um com 2 bolinhas de tênis (uma em acda mão) e peço troquem entre sim. Hora com uma mão, hora com outra. Em um sentido e no outro. Enfim, você vai dando as variações.

Muito legal para desenvolver coordenação motora fina, noção espaço-temporal, óculo-manual, visão periférica, entre outros…

Alongamentos em dupla! (enviados pela ★ Lu ★)

Tbm concordo que os conhecimentos devem ser compartilhados abertamente, assim poderemos até discuti-los para crescermos mais profissionalmente…

1) Alongamento de peitoral: Em pé, um individuo fica de costas à frente do outro. O de trás irá “puxar” (me fugiu a palavra agora hehe) para trás pela região do punho, alongando assim o músculo peitoral do individuo que está na frente. A seguir troca-se as posições.

2) Alongamento de flexores de punho: Os dois individuos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O outro individuo tbm na mesma posição, encostando a palma da mão com a do colega. A seguir realiza-se com o MS oposto.

3) Alongamento de músculos dorsais: Em pé, um de frente pro outro, de mãos dadas (ou segurando pelos punhos) ambos irão inclinar o tronco para frente, mantendo uma distância entre eles até sentir o alongamento.

Exercícios enviados pela Maytê

Flexão de quadril com o joelho estendido dois a dois.

Dois a dois,frente a frente,elevar uma das pernas com joelho estendido à frente apoiar as mãos no ombro do colega.Manter-se nessa posição por 10 segundos.Inverter o lado e em seguida o executante.

De pé,pés paralelos e mãos na cintura.

Colocar uma perna a frente e flexionar as duas pernas. O joelho da perna de trás aponta para o chão. A perna da frente faz um ângulo de 90° coxa/perna.

Repetir invertendo a perna.

Bom são esses depois posto mais.

O André (andreota05@hotmail.com) nos enviou esta dica:

Dinâmica: “O feitiço contra o feiticeiro”
Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
Material: papel e caneta
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito informe a todos que resolveu mudar as regras deste jogo e que cada um terá de realizar a tarefa que ele mesmo escreveu.”não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si”
Respeito ao próximo.

345 Respostas to “Dinâmicas para ginastica laboral”

  1. César Augusto Says:

    A MINHA É UMA PEGADINHA!
    VC VAI DIVIDIR O GRUPO EM CIRCULO COM AS MÃOS DADAS. VC DISTRIBUIRÁ UMA PAPEL PRA CADA E COLOCARÁ UMA MÚSICA A SEU CRITPERIO E AVISARÁ AO GRUPO: “CADA PAPEL TEM UM NOME DE UM ANIMAL E NO MOMENTO EM QUE A MUSICA PARA, EU DIREI UM ANIMAL E A PESSOA QUE TIROU O ANIMAL NO PAPEL DEVERÁ AGACHAR O MAIS PRÓXIMO DO CHÃO E AS 2 PESSOAS QUE ESTIVEREM SEGURANDO AS MÃOS DESTA PESSOA NÃO DEIXARÁ ELE AGAICHAR DE FORMA ALGUMA, CASO CONTRÁRIO A PESSOA QUE CONSEGUIU AGAICHAR ESCOLHERÁ UMA PRENDA PRA TODO OS OUTROS FAZEREM” SÓ QUE O PROFº DEVE DISTRIBUIR O MESMO ANIMAL PRA TODAS AS PESSOAS. TIPO SÓ “MACACO” PRA TODO MUNDO E QUANDO VC FALAR O ANIMAL TODOS VÃO AGACHAR COM FORÇA E TODO MUNDO VAI CAIR DE BUNDA NO CHÃO…AS GARGALHADAS SÃO GARANTIDA DE TODOS! MUITO ENGRAÇADO!!

    1. Di Says:

      Fiz essa dinâmica em um grupo de senhoras q tenho, foi muitom divertido, valeu pela dica, adorei o site. Abço Di

      1. romilda Says:

        Pode ser perigoso não? Vai que alguém se machuque!
        A mesma dinâmica pode ser feita de outra maneira como…forma-se o círculo e se coloca uma caixa no centro com alguma guloseima, dita-se o nome, de algum animal (o mesmo para todos) sem que eles saibam, qd o prfº diz o referido nome ex(porco) quem tiver o nome terá que correr para apanhar a caixa, já que todos tem o mesmo animal será muito engraçado vê-los correr ao mesmo tempo. Sem correr oi risco de se machucarem…

    2. zaza Says:

      acho essa atividade desmotivante e perigosa. 1° A pessoa pode ter problemas no joelho ou em outra articulação que a imposibilite de se agachar, 2° pelo fato de todos se agacharem ao mesmo tempo e ainda fazerem força para se agachar, podem e vão se machucar. Creio q a intenção e preparar e relaxar o individuo no trabalho, e não lhe arranjar uma dispensa. É importante pensar em atividades q todos possam participar, sem sofrer nenhuma lesão, tanto decorrente do trabalho quanto das atividades

  2. walquiria cristina Says:

    adorei encontrar esse site pois ha muito tempo procuro algo do tipo e naum acho, gostaria muito de continuar me comunicando com vcs e trocar informaçoes. sao muito legais

  3. walquiria cristina Says:

    oi pessoal, vcs poderiam me dizer algu site q tivesse exercicios e dinmicas?

  4. CLAUDIA BARATA Says:

    Esse foi o melhor site que encontrei, parabens pelas dinâmicas

  5. camila Says:

    Adorei o site..parabéns..

  6. Marina Says:

    Nossa, mto bacana esse site… Como disse nossa colega Walquíria, há mto tempo q procuro um site nesse perfil e ainda n tinha encontrado até q por acaso achei esse aqui…mto bom!!

  7. ricardo Says:

    importante o objetivo desse site, pois a troca informações é de fundamental importancia para o crescimento de todos nós .

  8. fabiane disse Says:

    Oi, muito obrigada por mandar essas dicas de atividades de ginastica laboral vai contribuir muito nas minhas aulas. E se mais tarde precisarem é so falar. Um grande abraço.

  9. Sil Says:

    Gostei muito do sit é que estou começando à trabalhoar com ginástica Laboral.

  10. Simone Says:

    Nossa adorei, e muito difícil encontrar materiais, dinâmicas ou até exercícios para GL. E este site me ajudou muito espero poder contar sempre com vcs. Valeu

  11. Lore Cortes Says:

    Olá!gostei muito do site ,muito bom mesmo…

  12. Fabricia Says:

    Bom, comecei agora trabalhar com ginástica laboral. Gostaria de saber se alguém tem exercícios e dinâmicas, algo novo para me enviar.

    Grata

    Obs. Adorei este site

  13. Renata Samara Says:

    Adorei o site, e pelo visto não fui a única, parabéns pela iniciativa!
    As dinâmicas colocadas e a interação do pessoal que responde nos faz retornar e tbm contribuir.

    Obrigada, e precisando… estamos às ordens!

  14. LIGIA DARC Says:

    gostaria que me dessem dicas de sites onde encontro musicas para alongamento e relaxamento!obrigada!

  15. Monica Says:

    Olá, passei para dar uma olhadinha e adorei o site, estão de parabéns todos os profissionais que trabalham e acreditam na Ginastica Laboral.
    Um abraço para todos.

  16. Fabiana Says:

    olá, parabens pelo site mto boa as aulas expostas que pude observar! gostaria de saber se ha mais aulas do tipo??? Enriquecendo ainda mais minhas aulas!!

    abraços…

  17. felipe Says:

    Oi pessoal , mto boa as dinâmicas … comecei a trabalhar com laboral e tenho procurado fazer aulas animadas e diversifica ao máximo…..como fisio sei de alongamentos voltados a clinica e limita um pouco a laboral…..se souberem de mais sites ou dinamicas, gostaria de ficar sabendo……valeu……bom trabalho a todos

  18. felipe Says:

    Ai vai uma Dinamica muito boa e fácil de fazer:
    Escreva o alfabeto numa folha sulfite, não variar muito o tamanho das letras…recorte cada uma delas e embaralhe…. vc vai retirar 5 letras e dar o resto a uma pessoa.
    essa pessoa tem que descobrir quais e quantas letras estão faltando, claro vc marca o tempo dela num relógio e não avisa quantas e quais vc retirou…..fazer uma pessoa por vez……..

  19. felipe Says:

    ah , a dinamica do alfabeto vc tem q marca o tempo e dizer que ela tem q descobrir no menor tempo possível, fazendo assim um jogo…..otima dinamica de raciocinio rapido……

  20. Drielly Aparecida Silva Says:

    Gostaria muito de receber dinamicas, pois, trabalho com ginastica laboral e sempre quero fazer dinamicas diferentes. Amei o site.

  21. Drielly Aparecida Silva Says:

    meu email é driellyjheni@hotmail.com

  22. ALINE Says:

    ADOREI O SITE, E COMPLICADO ACHAR SITES DESSE TIPO, ME AJUDOU BASTANTE….

  23. André Says:

    Ola pessoal de fato a idéia do site é muito boa, só que se todos ficarem só elogiando e ninguém postar dinâmicas, jogos ou atividades novas a coisa perde o sentido de cooperação entre os profissionais.
    Dinâmica: “O feitiço contra o feiticeiro”
    Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
    Material: papel e caneta
    Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito informe a todos que resolveu mudar as regras deste jogo e que cada um terá de realizar a tarefa que ele mesmo escreveu.”não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si”
    Respeito ao próximo.
    Tenho uma boa quantidade de dinâmicas, gostaria de trocar informações sobre dinâmicas e jogos com outras pessoas. Mandem e-mails. Obrigado

    1. Veruska Says:

      Olá!! iniciei na GL há um mês, gostaria que me enviassem alongamentos, danças com objetos ou até mesmo dinâmicas.

      obrigada

    2. Vanessa Says:

      oi Andre, estou dando ginastica laboral em uma cooperativa, e gostaria que me enviasse algumas dinamicas, pois todas as sextas- feiras tenho que passar uma ea já estou sem criatividade , obrigada!

      1. belmar Says:

        tenho algumas boas mas tbm estou com minha criatividade esgotando, pois procuro nunca repetir atividades, podemos trocar atividades

    3. Vivi Says:

      Trabalho com ginastica laboral numa grande empresa em sao paulo e quero que por favor me enviem dinamicas.Aguardo resposta.Obrigado!!!!

    4. ANA CAROLINA Says:

      Oláa andrée axeii muito interesante essa dinâmica gostaria que me enviasse dinâmicas de dança, com objetos ou sem , ou msm exercicios, estou tendo bastante dificuldade em encontraaá-las na internet e vcs me ajudaram muito obrigado… abraço ♥

  24. André Says:

    Meu e-mail é andreota05@hotmail.com
    abraços

  25. NATHÁLIA Says:

    OLÁ!!! SOU FISIOTERAPEUTA, ESTOU COMEÇANDO AGORA NA GL E ADOREI AS AULAS EXPOSTAS AQUI!!! GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM ALGUMA DINAMICA DE GL COM CORDAS E COPOS DESCARTAVEIS.

    AGRADEÇO MUITO!!!

    1. gilvan Says:

      olá, aqui vai uma dinamica… divide os participantes em dois grupos, coloca uma garrafa pet em uma mesa, cada grupo ira colocar agua na garrafa com uma colher, no final coloca a agua em um copo e observa quem conseguiu colocar mais agua.

    2. mardley Says:

      há melhor forma de buscar dinamicas novas é vc buscar brincadeiras e jogos na area de recreação e lazer o que vai mudar é que simplesmente vc vai adaptar a sua necessidade ao publico especifico

  26. Prof. Rinaldo Gobbi Says:

    Estou atuando na área já algum tempo e estou procurando dinâmicas que usem o trabalho em conjunto em disputas ou jogos. agradeço. Meu e-mail:rinaldo2g@hotmail.com

  27. Tatiana Says:

    Olá turma, sou Fisioterapeuta e estou especializando em fisio do trabalho.Adorei o site. Quem criou está de parabéns!!! Realmente não podemos ficar aqui só elogiando, é necessário trocar informações. Inclusive, a G.L quando cai na rotina, nós profissionais perdemos muito com isso, porque o trabalhador fica desanimado em fazer os exercicíos, começa à faltar… E a G.L não pode ser obrigatória. Bem, tenho sim algumas coisas, mas como eu vi o site agora a noite, prometo enviar depois.
    Mas, vou falar uma simples e interessante.
    Dinâmica: colocar para tocar a música da xuxa aquela que diz, joelho, ombro e pé…
    Material: apenas a música
    Procedimento: todos precisam fazer o que a música está dizendo, ou seja, acompanhar a letra.
    Objetivo: ritmo, concentração, memorização, coordenação e equilíbrio.
    Garanto que será gostoso realiza-la. Porque, quem não conhece a xuxa, não curtiu um dia a rainha dos baixinhos, seja na sua época ou através do filho ou um parente próximo.
    Um abraço à todos.

    1. marga Says:

      Gente: mais criatividade por favor …!! nem na pré-escola esta atividade é bem aceita senao for bem elaborada! tem que tero bjetivo, caso seja, em uma aula mais descontraída ok, mas, no amibente de trabalho, é preciso ter noção e bom senso!!! Há mtas atividades que o PROFISSIONAL DE EF aprende na recreação que podem ser adaptadas ao espaço laboral!!! por favor … nada contra xuxa, mas, vamos pensar mais e a estória da garrafa d’água???!!! nem pensar! Trabalho há um bom temp ocom laboral em empresas de meio ou grande porte, e não imagino em nenhum grupo estas 2 atividades. att

      1. Kioto di Ramos Says:

        Se voçê não gosta de dar uma descontraída, é problema seu…..além do mais todos nós gostamos de dar um volta no tempo

  28. Douglas Brito Says:

    Muito interessante esse site, estão de parabéns!
    E para ajudar a melhorar ai vai uma dinamica de grupo, e que tem como realizá-la com diversos “tipos” de trabalhadores (manutenção, escritório, etc…)

    Objetivo: trabalhar a concentração, e a memorização.

    O Professor utiliza um unico objeto, uma bolinha. Em circulo o Professor inicia a brincadeira, mostrando a todos a bolinha e dizendo que ela é um objeto (qualquer coisa, por exemplo… um carro… um cachorro… qualquer coisa) e passa para a pessoa do lado, e esta repete o que a pessoa anterior disse, e acrescenta mais alguma coisa, e passa a bolinha, e esta repete tudo q foi dito e acrescenta, e assim vai até alguém errar, e esta deve passar um alongamento, e todos do grupo o fazem. É divertido e todos dão muitas risadas.
    Variação: para dificultar, no meio da dinâmica, a pessoa pode jogar a bola para qualquer um, e não mais em sequencia!
    Abraço a todos e vamos colabolar com este site!
    Espero q tenho ajudado!

    1. Humberto Minaré Says:

      muito boa esta dinâmica, este site não pode acabar kk
      abrigado me ajudou muito durante minhas aulas.

    2. marga Says:

      Esta é boa! gostei, é parecida com a dinâmica da teia da amizade. att

  29. Grasi Says:

    Adorei este site é muito bom trocar informação.
    Sou Terapeuta Ocupacional e trabalho com empresas.
    Eu fiz uma vez GL com bolinhas, em roda começa se alto massagendo, passando pelo pescoço, vai descendo para o ombro, braço,mãos e vonta para o peito,barriga e assim vai ate chegar aos pés, depois peça q cada um faça na costa do colega ainda em roda eles vão começar andar, depois muda o sentido da roda.
    Em seguida faça uma dinâmica. A pessoa q esta conduzindo fica apenas com uma bolinha na mão ai peça q os integrantes do grupo preste atenção, q vc ira jogar a bola com a mão direita e eles teram q pegar com a mão direita apenas vai jogando e não na frequencia e assim vai, muda para mão esquerda,depois, coloca mais uma bola na roda e assim vai aumentando o numero de bola.
    Trabalha: Atenção,concentração, lateralidade e o espitito de equipe, etc…
    Se alguem tiver dicas para fazer GL com bambole me mande porfavor.
    grasiele_sampaio@hotmail.com

    Espero q tenho ajudado!!!

    1. olinda Says:

      Dinâmica com bamboles:
      Forma-se um círculo, cada participante dentro de um bambole, fica somente uma pessoa no meio do círculo sem bambolê. Este participante, observa seus colegas e aponta um deles dizendo: ” Gosto de você ou se for um grupo de homens…Pode ser…Você é o cara”, a pessoa apontada, deve perguntar: por quê? E o participante deve responder dizendo algo que a pessoa que ele escolheu tenha em comum com alguém ou com a maioria dos participantes da dinâmica. Por exemplo: Por que você tem olhos escuros, se for o caso, ou porque esta de calças, enfim algo em comum no grupo. A partir da resposta, todos os participantes que tiverem em comum com o que foi respondido, deverão trocar de lugar, ocupando os bambolês vagos, inclusive a pessoa que deu a resposta. Sendo assim sempre vai sobrar alguém no meio do círculo, que vai dar continuidade a brincadeira.
      Espero que tenha conseguido transmitir a atividade, se não entenderes, procura na internet o nome oficial dessa dinâmica é ” Eu gosto de vocÊ”
      Abraços

  30. Alessandra de Abreu Rocha Says:

    Adorei o site de muita importancia que a ideia é de traca de informaçoes, gostei muito.

    1. alessandra de abreu Says:

      Estou precisando de dinamicas trabalho com Ginastica Laboral e precisamos torcar ideias pode contar comigo!!

  31. Bianca Says:

    Gostei muito das dinâmicas,to começando agora com a ginástica laboral e ja usarei algumas delas
    Obrigada

  32. Karla Barros Says:

    Adorei o site !!!
    Está me ajudando mto …

  33. Francielly Ramalho Says:

    oláaaaaaa eu trabalho com ginástica laboral e adoro,é de extrema importância tais informações adquiridas aqui,para que cada vez possamos sermos profissionais mais qualificados assim trazendo beneficios a saude dos trabalhadores.
    Dinâmica:Divede em grupos pequenos e distribui uma bexiga para cada grupo,em seguida oriente os para que nao deixem a bexiga cair ao chão,porem so poderá asoprar nao podera tocar com as mãos somente asoprando.Geramentel termina rápido deve acrescentar com algo mais,no final o educador explica qual é a relação da brincadeira que é a seguinte:A importancia da atividade fisica para nossas vidas pois uma simples tarefa cardiorespiratoria temos a maior dificuldade,entao deixe um incentivo ao trabalhadores para praticar atividade fisica.Obrigado


    1. lembrando de tomar cuidado com a HIPER-EXTENSÃO de pescoço!!!

  34. marcia Says:

    Adorei essa idéia, pois mesmo fazendo cursos chega um momento q parece q ficamos sem opções.È sempre bom encontrarmos dicas de aulas de GL tanto individual como coletiva.

  35. Thiara Says:

    olá tô gostando muitissimo deste site, tanto pelas atividades quanto pela troca de informação, de vivência de cada!Trabalho c a Ginástica Laboral e adooooro o que faço!!Não poderia deixar de postar uma atividade é claro!!!
    “CAMINHADA ESTRATÉGICA”

    Coloquem uma musica bem animada e peça para que caminhem normalmente de acordo com o espaço, ai vc vai dando as coordenada: caminha na ponta do pé, calcanhar, mão para cima, abaixadinhos, maos la no pé, uma mão no nariz e a outra p frente, c a barriga la na frente, de marcha ré, em dulas, e trios, etc! Deixe sua imaginação fluir…
    valeu bjinhuzzzz

  36. MARY Says:

    amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. MARY Says:

    ADOREI! MUITO UTIL PARA MINHAS AULAS. ONRIGADA!

  38. Rodrigo George Says:

    muito bom o site, so espero q nós profissionais da área fique atualizando sempre, com dinamicas e outras formas de trabalho com a GL pois é uma área agradabilissima de se trabalhar!
    qq coisa podem mandar outras dinamicas pro meu e-mail e eu tbm posso mandar algumas!!
    abraço a todos!

  39. Emilaine Tavares Guimarães Says:

    Adorei o site!!!
    Estou começando c GL agora, esta me ajudando mto……..
    Se souberem mais de site como esse eu gostaria q me mandasse, pq eu quero dar mtas aulas diferentes. Mesmo vcs podem me enviar coisas diferentes…
    Abraços a todos….
    Bom trabalho!!!!!!!

  40. Scheila Says:

    adorei as dinãmicas,muito legal

  41. Natalia Says:

    Amei o site..mto legal msm..é sempre bom trocar informaçoes, sempre acrescenta..vou deixar uam dinamica simples mas mto boa pra fazer no final de uma aula:
    JOAO TEIMOSO
    forma-se grupos de 4 ou 5 pessoas; 1 fica no centro enquanto as outras formam um circulo em volta dela; o professor deve orientar q a pessoa q esta no centro deverá cruzar os braços na frente do corpo, fechar os olhos e soltar o corpo, confiando em seus colegas de trabalho..os q ficarem em volta deverao ampará-lo usando as maos…trabalha a confiança entre os colegas de trabalho..o professor deve sempre orientar o grupo para manter a concentração no colega q esta no centro.
    espero q gostem..bjus
    p.s.: continuem enviando materias, vlw

  42. Rosana Says:

    Olá Pessoal!!
    Sou Profissional de Educação Física e comecei a trabalhar com Ginástica Laboral rescentemente. Trocas de informações é muito rico…
    Uma dica…
    Onde trabalho fizemos um jogo de malha…
    São discos de borrachas e dois pinos de madeiras…
    Os funcionários adoram jogar!!!
    Vamos conversando
    estou aberta a novas trocas.. qq coisa meu e-mail é: rosanafalmeida@gmail.com

    Abraços

    “Acredito no que faço, faço o que amo, Educação Física”

    1. Anderson Clayton Says:

      Rosana,

      Assim como você, sou Profissional de Educação Física e comecei a trabalhar com Ginástica Laboral rescentemente. Poderia explicar melhor o que é, ou em que consiste este jogo de malha? Fiquei curioso. rs.

      Forte abç!

      1. Pâmira Reis Says:

        adorei a dinâmica sou Educadora Física e trabalho GL há alguns meses estou adorando
        é interresante as dicas….

  43. Talita Says:

    Sou estudante de Educação Física e trabalho com GL em fabrica, meu maior público é adiministrativo e tenho dificuldade em achar dinâmicas que pode-se realizar com sucesso, devido a falta de espaço nos setores de trabalho, além de que a maioria dos funcionários são do sexo masculino e não gostam muito de praticar dinâmica….Mais eu estou lutando para que a participação melhore.
    Se alguém trabalhar também com a area adm e tiver ideias para trocar comigo, por favor entre em contato. talitaheloisa@yahoo.com.br

    Ai vai minha dinamica basica:
    Coloque uma música animada e diga para eles caminharem num determinado local ideal para ginástica, assim que o professor parar a musica ele vai falar um certo número escolhido por ele mesmo e desse número deve-se formar grupos. Ex: 3 – deve-se formar trios….e assim sucessivamente…..até dizer o número total de pessoas para que todos fiquem juntos.
    É bem legal, eles começam a formar panelinha, mais acaba rolando muita interação entre o grupo….
    ___________________________________________

    Dinâmica 2:

    Outra dinâmico do mesmo gênero, Coloque uma música animada, diga para caminhar dispersos em um determinado local, onde terá um material no chão. Pode-se usar qualquer material vai da criatividade, Exemplo, jornal, bambole etc, onde ao parar a musica todos terão q estar dentro, ou à cima do determinado material, tendo pelo menos uma parte do corpo no material.
    Exemplo: Começa com varios jornais no chão e ao longo da brincadeira vai sendo retirado alguns, fazendo com que eles fiquem bem unidos para não sair do jornal, até finalizar deixando apenas um jornal, aonde todos se abraçam.

    Espero que tenha ajudado!!!
    BJinhusss!!!! Talita ;)

    1. Pâmira Reis Says:

      adorei a dinamica tbm sou Educadora Física
      e trabalho com GL estou adorando….

  44. Tati Says:

    Adorei o site, muitas idéias diferentes e divertidas para se utilizar nas aulas…

    Vou deixar uma dinâmica que aprendi em um curso e que o pessoal adora…

    Em circulo, pedir q todos cruzem as maos, a aula toda com as mãos cruzadas, nao pode soltar… assim realizam alongamentos com os braços…puxar uma das pernas, passar um dos pés pelos braços,deixar as maos embaixo do joelho e alongar,passar os dois pés pelos braços cruzados, as maos vao ficar atras do corpo alongar peitoral… e assim vai da criatividade de cada um… uma aula divertida…

    Espero que tenha ajudado…
    bjus Tati

    1. Sabrina Says:

      Olá Tati, poderia explicar melhor a dinâmica? não compreendi muito bem. obrigada, meu mail é bininhamaia@yahoo.com.br

    2. Jussara Says:

      Boa noite! estava vendo o site sobre ginástica laboral , vc postou uma dinâmica de g.l em Setembro de 2008 – (faz tempinho -rssss)e vi a dinâmica do círculo , todos de mãos dadas…vc se lembra? se vc se lembrar pode me explicar melhor? obrigada e boa semana Jussara

  45. Juliana Barbosa dos Santos Says:

    Adorei o site, estou começando agora na Ginática Laboral e gostaria de receber mais dinâmicas, pois sei que vão me ajudar muito!!!
    Estou aberta a novas trocas de informações.
    julimoleca@hotmail.com

  46. José Carlos Gomes da Rocha Says:

    há tempo procuro um site completo como esse !
    finalmente!
    dinâmicas para grupo de jovens com um certo fundamento é difícil de encontrar mas finalmente achei…

  47. vera Says:

    essas dinamicas são ótimas,gostaria de receber essas e outras dinamicas por email obrigada.

  48. Edna Says:

    Amei descubrir esse site, trabalho com ginastia laboral e tenho dificuldades em fazer dinamicas gostaria de receber outra
    dinamicas por e-mail aguardo muito anciosa.

    Estou abrta a troca de informações
    edna@docemel.com.br

  49. ALINE CARLA Says:

    muito legal esse site, irá me ajudar muito nas minhas aulas de ginastica laboral.

  50. pedro alberto santos de carvalho Says:

    Gostaria que mandassem dinâmicas, relacionadas
    aos homens que trabalham na produção, que muitas vezes acham os alongamentos uma grande besteira. Se puderem me ajudar.

    1. Danielle Says:

      Carlos sofremos o mesmo mal,tamb´´em estou passando um sufoco com esses operarios.Estou aqui em busca de dinâmicas,porque eles estão enjooando das aulas.Até poruq onde realizo a GL não posso utilizar o tchao.
      Caso vc iver alguma me mande por favor.
      Abraços,
      Prof.Danielle.

  51. Daiana Says:

    Muito bom as brincadeiras, mas na minha opinião deveria ter mais dinâmicas de grupos, no qual possam ter uma melhor relação do grupo de trabalho.

  52. Camila Says:

    OLá….adorei o site…..estão de parabéns…
    Estou começando a dar GL agora, preciso de ajudar, pq n tenho atividades dinamicas para fazer…..alongamentos diferentes….por favorrr…se alguem poder me ajudarr, ficarei mto grata…e quando eu tiver dinamicas novas, estarei postando aqui também..
    obrigadaa
    bjoss

  53. Lúcia Says:

    Muito Legal este site, procurei tantas vezes e agora descobri ele que me ajuda muito…..
    Lá vai a minha dinâmica: faz um circulo ou dois dependendo do numero de participantes ai pede que eles deem as mãos e não pode solta-las, vc coloca um bambolê em uma das mãos dadas, eles terão que passar o corpo todo no arco e passar adiante… para dificultar coloca mais bambolês um não pode encontrar o outro….
    Espero ter cotribuido ….
    abraço….

    1. Monica Says:

      ola não entendi muito bem a dinamica ?
      como eles irão passar o bambole pelo corpo sem soltar as mãos.
      grata,monica

      1. Conceição Silva Says:

        Olá, Mônica. É aí que reside o “quê” da dinâmica. Eles devem encontrar a solução através da cooperação e da criatividade. Mas vai a dica pra vc. Coloca pela cabeça do colega da frente e ele tire pelos pés e assim, sucessivamente. Deve-se deixar que eles encontrem a solução. É o maior barato!!! Espero ter contribuído.

        Conceição – Psicopedagoga

      2. Conceição Silva Says:

        segue o link de um vídeo onde vc pode ver como acontece.

        Bjos.

  54. Geisen Cabral Says:

    Adorei encontrar este site, procurei muito por dinâmicas e tive o privilégio de encontrar aqui,quem criou está página tá de parabéns, li os outros comentários e a participação dos profissionais d G.L. estão tendo uma iniciativa excelente em implantar dinâmica com o ginástica, trabalho na área e sei q as vezes os funcionários da empresa ñ dão crédito qndo começa a se tornar uma ginástica repetitiva realizei uma dinâmica q os funcionários gostaram muito, espero q possa ajudar alguêm:
    DINÂMICA: FUTEBOL COM AS MÃOS.
    MATERIAL: BOLA DE LEITE (poq é mais leve)
    Depende da quantidade d funcionários (recomendo de 12 à 14)e do espaço;
    Desenvolvimento: Separe o grupo em duas equipes, após dite as regras a bola só pode ser jogada com as mãos,ñ pode segurar, apenas dar toques,tem q passar por todos da equipe e só depois lançada ao gol, ñ é necessário a presença de goleiro, mas deve ter objetos p representar as traves.
    OBJETIVO:Desenvolver espirito de grupo, trabalha mebros superiores e inferiores, competitividade entre outos…
    OBS:. Observar o genero masculino tem instinto em usar os pés, a punição vc decide…

  55. David Pereira de Azevedo Says:

    Olâ pessoal adorei este seti muito produtivo esta troca de ideias…

    Dinâmica: Passe 10
    Material: 1 bola
    Divide-se o grupo em 2 equipes,uma equipe tem que passar a bola entre si realizando 10 passes,sem deixar cair a bola ou a outra equipe interoper o passe.Acontesendo isso a posse da bola e da outra equipe para tentar realizar a mesma tarefa
    Regras: não pode corer com a bola nas mãos.
    tem apenas de 4 a 5 cigundos com apose da bola para passar.
    não pode tocar ou tomar a bola do adiversario. só antecipar ou interoper o passe.

    Um grande abraço a todos …

  56. siil Says:

    Parabéns!!! adorei o site, que legal ter um lugar como esse para se compartilhar dinâmicas.

  57. Aline Gonçalves Says:

    Adorei o seti,super criativo,dinâmico até,e que irá promover além do conhecimento,a oportunidade de trocar experiências,idéias…etc!
    Estou realmente precisando de algumas dinâmicas em que eu possa trabalhar em lugares pequenos,e com dificuldades como por exemplo piso molhado,sujo!
    Por favor me passem!
    Agredeço!

  58. Anna Says:

    “Máquina de lavar roupa ou Lavagem de roupa”

    Autora: -

    Material: nenhum

    Objetivo: Descontração no ambiente de trabalho, integração do grupo e relaxamento.

    Método:
    • Deve ser realizado em dupla, trios, ou em grupos.
    • Seguir a ordem da máquina de lavar (como o participante fosse uma roupa dentro da máquina de lavar roupa. Coloca o participante no meio ou na frente de sua dupla e ao comando do fisioterapeuta inicia a lavagem de roupa.
    • Ordem: esfregar (fecha as mãos e esfrega as costas, pescoço, braços, pernas do colega); enxaguar (passa as mãos abertas); colocar amaciante (massagear com os dedos); enxaguar novamente; centrifugar (segura nos ombros e balança para um lado e para outro, frente e trás); secar (fazer “conchinha” com as mãos e ir batendo ritmado); estender a roupa no varal (levantar os braços do colega segurando pelo cotovelo).

    1. Thiago Says:

      kkk…muito bacana este heim….realmente as pessoas fazem e se divertem, umas até judiam umas das outras… mas tudo nas esportiva.
      abrs a todos ! ;)

    2. Juliana Carvalho Says:

      Olá, eu sou Terapeuta Ocupacional e trabalho com GL a algum tempo.Utilizei esta dinâmica e todos gostaram muito!

    3. Aline Says:

      Essa dinâmica foi um sucesso, coloquei músicas de banho ( banho é bom- castelo ratibum, chuveiro-patati patatá, propagandas jonson) e todos amaram, todo dia escuto: professora, hj tem maquina de lavar?! Foi divertidíssimo! Ninguém queria ser a máquina, todo mundo querendo ser lavado p ganhar massagem, muitas risadas!

    4. Aline Says:

      Fiz essa dinâmica e quase todos os dias escuto” prof, hj vai ter máquina de lavar roupa?” todos os alunos amaram, uma massagem bem descontraída. Coloquei músicas de banho de propagandas johnson e castelo ratibum… foi um sucesso! meu público é administrativo, pessoas bem sérias e todos se divertiram. Algumas dinâmicas eu tento e nunca flui, essa ainda bem, funcionou!

  59. Érica Says:

    Oi gente!!
    Estava pesquisando alguns sites sobre dinâmicas, pois a área de Ginástica Laboral cai na rotina e os funcionárioas começam a reclamar!! Aí então… vi este site e achei super bacana.

    Lá vai a minha contribuição:
    Chama: Pipoca ou panela de pressão (é come se fosse um vivo ou morto, porém pode ser realizado tanto na fábrica qto no adm.)
    Os funcionários devem ficar em círculo e qdo o professor falar PIPOCA, eles colocam a mãos pro alto e qdo falar PANELA DE PRESSÃO, colocam a mão na cabeça. Quando alguém errar, este será o próximo a dar o comando. É bem legal. As pessoas dão bastante risada. E pra variar, o prof. pode fingir… fala pipoca e põe a mão na cabeça só pra confundir!

    Espero que tenha ajudado.

    1. Claudine Says:

      olá! estava visitando e vi esta dinâmica e axei mto boa!!!
      Tenho certa dificuldade em conseguir material para fazer minhas aulas e essa encaixa direitinho! não usa material e é mto engraçada e já pensei em uma variação…
      Ao invés de ser “pipoca e panela de pressão” pode ser “régua e compasso”.
      Quando for compasso, os colaboradores afastam as pernas, régua, fecham as pernas. Dá pra confundir bem e pode ser feita junto com a “pipoca e a panela de pressão” pois, o primeiro aquece braços e o segundo aquece as pernas!
      Espero que gostem!

  60. loo kuhn Says:

    otimooo
    estava precisando de uma ajudinha
    hehehe

  61. JANE Says:

    FOI MUITO BOM ENCONTRAR ESSE SITE.AÍ VAI MINHA CONTRIBUIÇÃO:
    MATERIAL:VÁRIAS BOLINHAS COM APENAS DUAS CORES

    EM CIRCULO COMEÇA A INTRODUZIR UMA BOLINHA DA COR AZUL[POR EXEMPLO]E PEDE PRA QUE REPASSEM SOMENTE COM A MÃO DIREITA ,DEPOIS VAI INTRODUZINDO MAIS BOLAS AZUIS À MEDIDA QUE A BOLA VAI PASSANDO .
    QUANDO ESTIVEREM DOMINANDO BEM ,VC COMEÇA A INTRODUZIR A OUTRA COR DE BOLA [VERMELHA ,POR EXEMPLO]E PEDE QUE ELES REPASSEM SOMENTE COM A MÃO ESQUERDA ,E VC VAI INTRODUZINDO MAIS BOLINHAS VERMELHAS .
    DAQUI A POUCO TERÃO VÁRIAS BOLAS COM MOVIMENTAÇÕES DIFERENTES .EXIGE CONCENTRAÇÃO

    1. Ana Luiza Resque Says:

      Gostei muito da idéia do site,ate pq quem trabalha com GL sabe da dificuldade de criar novas dinâmicas no nosso dia a dia. Mas por favor somos educadores físicos, mas tb temos a obrigação de nos expressar corretamente, cuidado colegas, com os erros de português. Abraços…
      Segue minha colaboração:
      Material: Papel (folha sulfite)
      Colaboradores de posse de um papel. Movimentar opapel com a palma da mão direita, com movimentos rapidos, sem deixar cair no chão, troca-se para a mao esquerda.Em um segundo momento, fazer uma bola com o papel com a mao direita, depois tentar desamassar sem a ajuda da mao esquerda, fazer com a outra mao.Por ultimo jogar a bola de papel para cima e bater palma antes de pega-la, depois jogar bater palma duas vezes e agarra-la e assim sucessivamente.
      Objetivo: Coordenação motora fna, coordenação motora ampla, ritmo e descontração.

      Espero ter ajudados, abraços em todos e bom trabalho. Sucesso…

      1. maria Says:

        que sem graça

      2. Diogo Augusto Says:

        O que está sem graça?
        O blog ou as dinamicas?

        Coloque algo interessante para nós!

      3. Andrea Luz Says:

        Olá, essa dinâmica é bem legal e me inspirou a fazer algumas variações que a deixariam ainda mais divertida e “trabalhosa”. Na fase de jogar a bola de papel para o alto, a ordem iria até 4 palmas… E depois os comandos seriam: “jogar a bola e bater palma para o lado com os braços esticados (dissociação de cinturas) p os 2 lados… Bater palma atrás das costas… bater palma em baixo (fazendo agaxamento)… Piruetas com a mão e palma… Palma atrás do joelho (elevando a perna) … Encosta a mão no chão… E assim por diante… Lembrando q tos esses movimentos devem ocorrer após o lançamento da bola de papel, e a mesma n pode cair no chão!! Beijos e espero que tenha colaborado *-*

  62. Flavia Says:

    Olá gostaria de uma ajudinha que tipo de musica posso baixar para aplicar ginastica laboral?? Se alguém poder me mandar o nome de algumas agradeço!!

  63. ANGELA Says:

    ADOREI ESTE SITE FAÇO FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL E NA DISCIPLINA DE QUESTÃO DE GENERO UTILIZAMOS MUITAS DINAMICAS.
    VALEU PELA AJUDA!!!!

  64. cyntia Says:

    Parabéns!!!Muito bom o site…

  65. Diego (Educador Físico) Says:

    Dinâmica:Proponha aos colaboradores da ginástica laboral dependendo da quantidades de pessoas participantes que se dividam em grupos 02 , 03 ou mais dependendo da quantidade de colaboradores e peça que cada grupo escolha um ou vários representantes para fazer mímica de um filme que gostaram para as outras equipes tentaram advinhar.Por exemplo:”Homem Aranha”(um colaborador imitando os gestos do homem aranha). A equipe que acertar primeiro ganha.É muito engraçado… Eles gostam muito e é uma rizadaria geral!

  66. ANA LÚCIA Says:

    ADOREI ESSE SITE….
    VOU DEIXAR UMA DINÂMICA QUE COM CERTEZA IRÁ TIRAR MUITAS RISADAS DE SEUS COLABORADORES…
    “BRINCADEIRA DO 1, 2, 3 ”
    Em dupla, sem material
    A dupla deve ficar uma de frente para a outra. Um deles inicia a atividade falando “um”, o outro fala “dois”, novamente o primeiro fala “3”… e fazem um bate bola sempre repetindo a seqüência “ um , dois, três, um , dois, três…” Devem ser orientados para falarem cada vez mais rápido, sem trepidar. Dar um tempo para realizarem a tarefa.
    Após esta etapa vem a segunda parte da brincadeira, ao invés de falar “um” esta palavra será substituída pelo gesto de bater palma (só uma vez), portanto a seqüência que deverá ser repetida será: “bater palma (sem falar nada), dois, três… Dar um tempo para todos.
    A seguir, ao invés de falar dois substituir esta palavra pelo gesto de tampar os olhos com as mãos. Dar um tempo. Por último substituir a palavra três pelo gesto de colocar as mãos na cintura e dar um “reboladinha”. Assim ao fim da atividade os participantes farão um bate bola de gestos: Bater palma, fechar os olhos e rebolar.
    Objetivos: Promover atenção e concentração, descontração e bom humor.

    1. keila maria silva de souza Says:

      Oi! Gostei muito das dinâmicas, mais idéias mande por e-mail. Grata.

      1. romilda Says:

        Gostei muito

    2. Glória Says:

      Excelente!! Ana Lúcia.
      Bom, minha humilde colaboração:
      “Pense rápido”.
      OBJETIVO: Esta atividades envolve raciocínio rápido, lateralidade, coordenação (velocidade, distância e força).
      Materail: bolas de “leite”. Uma para cada participante, inclusive o terapeuta.
      Execução: Cada participante passará a bola para o colega ao lado e, simultaneamente, receberá a bola do colega do outro lado, no ritmo da contagem do terapeuta. Então “UM”(passe), “DOIS” (PASSE), e assim, sucessivamente… Quando a terapeuta disser “INVERTE” muda-se o sentido dos passes. SE for horário muda p/ anti-horário e vice-versa. Ao final o que mais errar é eleito o “bola murcha” do dia.kkk
      É divertido. Espero que gostem.

      1. Eduardo Says:

        Parabéns Ana realizei essa dinâmica ee foi um Show de Bola…

    3. luana Says:

      Essa dinamica muito boa simples e divertida parabens…. este site é otimo trabalho no PETI progama do governo e tem m ajudado bastante …..

  67. Carolina Poncio Says:

    Oi !! Adorei o site…
    Sou Professora de Educação Física e estou trablahndo com ginástica laboral a 4 meses, já usei várias dinâmicas mas já estou ficando sem idéias. Queria muito passar para os colaboradores alguma dinâmica utilizando papel. Se alguém puder me ajudar eu adoraria…

    Bjos a todos …

  68. monica soares scimmi Says:

    Adorei esse site sou encarregada de treinamento de vendas , as dinamicas são muito interessante.
    Uma dinamica legal:
    o escultor e o barro, fazer uma dupla onde um é o escultor e o outro o barro, então pede-se para o escultor fazer uma obra usando o barro, então o escultor fará a obra utilizando a expressão corporal levantando as pernas , ou os braços , c om a mão na cintura usando a criatividade, só que depois o barro virará escultor e o escultor barro trocando os valores , assim devemos ser em nossas vidas pensar no que faremos com os outros dessa forma interage os colegas.

    1. Aline Says:

      Tentei… não deu certo, ninguem achou graça. li aqui no site imaginei algo super legal, mas n deu certo com meu público.

      1. Diogo Augusto Says:

        Qual GL você tentou e não deu certo? Explique melhor e talvez podemos ajuda-la!

  69. Iara Says:

    Olá!!!

    Adorei o site, muito legal mesmo!!!
    Eu sou fisioterapeuta e vou começar a trabalhar com ginástica laboral agora e não sei quanto que eu posso cobrar por um programa de ginástica laboral. Se possível gostaria que alguém que já trabalha na área me ajudasse. Desde já muito obrigada.
    Meu email é: iaragore@yahoo.com.br

  70. Michele Says:

    Olá pessoal! Muito legal o site! Quem trabalha com laboral sempre precisa de novas idéias!
    Uma dica:
    Batalha de serpentes: Duas colunas, o primeiro de cada coluna deve pegar o último da outra coluna. Quem for pego passa a frente e passa a ser o pegador. Resulta em muitas gargalhadas.

    Abraço e bom trabalho!

  71. Pollyana Ferreira Says:

    Nossa! O site é muito interessante e as dinâmicas são muito criativas, parabéns!
    Sempre precisamos inovar, as dicas encontradas aqui são excelentes!
    Então… “Mãos à Obra!”
    Abraço.

  72. Anselmo Mendes Says:

    olá gnt..
    ótimas idéias, mas não se esqueçam que ginástica laboral não se restringe apenas as brincadeiras ok..
    contudo são primordiais no trabalho do conceito equipe, autoconhecimento, contra o stress, pois o mesmo não acaba com alongamento. No mais parabéns para todos… pois é um ponto de conversa e troca de informações.
    meu email prof_anselmo@yahoo.com.br
    se quiser trocar materiais , me mande email, dizendo com que trabalham, e o material de vocÊs, que enviarei os meus.
    abraço

    1. bianca Says:

      Oi Professor,
      meu nome é Bianca e trabalho com ginastica laboral em uma empresa, gostaria de ideias novas de exercicios e de dinamicas, objetos que eu possa utilizar. niciei agora ainda nao tenho nenhum material. meu e-mail é biabreire@hotmail.com

  73. igor Says:

    adorei o site me deu varias dica decomo trabalhar! obrigado

  74. Joice Says:

    Adorei as idéias… É ótimo para podermos varair as aulas..

  75. Ireni Aparecida Pereira Says:

    adorei o site,gostaria de receber + materiais….Dinamica:Presente…Vc coloca um presente em uma caixinha e fala q é prenda…coloca uma musica e qdo a musica parar a pessoa q estiver c a caixinha tera q pagar a prenda,,,,dai todos jogam a caixinha, vc pode dar uma chance para os 2 primeiros q pegarem a caixinha, qdo vc pergunta a equipe se eles merecem chance ,ninguem acha q merece, e q pegou n quer ficar c ela….o proximo abre e fala em voz alta…vc acabou de ganhar um presente…Comentario: seeu falasse q era presente ninguem passaria a frente, todos queriam,+ não podemos descartar as coisas sem saber o significado e o q espero q vcs se supreendam c a ginastica ,leve para a vida de vcs e acrescente trabalho em equipe

  76. ana carolina Ignatius Says:

    Nossa, que maravilha ter achado este site!

    Estou a 5 anos trabalhando com laboral e chega uma hora que vc não tem mais criatividade!

    Parabéns para quem criou este site.

    1. Danielle Says:

      Ana Carolina,estou a poucos meses trabalhando com Gl,Gostaria de saber se vc tem Dinâmicas pra me passar,pois os operários de onde eu trabalho cobram aulas diferentes.Se tivr por favor me passe!!
      Por vc ja esta a um bom tempo na area acredito que pode me ajudar.Obrigada!!

      Dani…Meu e mail é:dani_9109@hotmail.com

      1. liliane Says:

        se puder me ajudar..estou a pouco tempo trabalhando com ginastica e pelo seu tempo de experiencia acho que podera me ajuda..

        obrigada;)

  77. gabriela Says:

    Olá adorei este site, descobri por um acaso e fiquei muito contente porque trabalho com ginástica laboral. Parabéns.

  78. GISLAINE Says:

    Dinamica ” Comando de valer”
    O prof. deverá falar “comando… de valer “e simultanemante balançar as mãos.
    Quando o prof. falar “comando…cabeça ” deverá colocar as maõs na cabeça.
    Quando disser “comando…ombro” colocar as mãos nos ombros…
    Os alunos irão executando…
    Só que o prof. falará….” cabeça..” sem a palavra ” comando”… a ideia é que o aluno não coloque a mão na cabeça…pois a palavra que antecede, no caso comando, não foi falada… Depois de treiná-los alguns minutos.
    O professor pedirá que os alunos, façam o que ele fala e não o que faz….
    olhando pra o professor.
    Essa dinâmica ressalta a importância de saber ouvir e escutar, tanto no ambiente profissional, pessoal…enfim…até mesmo na hora d executar exercícios, pois o aluno faz o que vê…e não o que entende.
    Por isso o prof. deve descrever verbalmente de forma correta todos os exercícios , para que o aluno entenda perfeitamente e realize só de ouvir.

  79. Denise Says:

    Gostei muito deste site. Comecei agora a dar aulas de GL e essas dinâmicas estão contribuindo muito para o sucesso do meu trabalho e a satisfação dos colaboradores.

    Se alguem souber alguma dinâmica com balões por favor postem, vai me ajudar bastante.

    Obrigada…

  80. Márcio Soares Maciel Says:

    Adorei esse site, parabens a vcs. Sou orientador de G.L. e desejop receber novas dinamicas em meu e-mail. arbitromarcio@hotmail.com. Abraço a todos

  81. Joelma Araujo Says:

    oi…….. adorei este site, pois sou academica de fisioterapia, e por uma oportudinade de estagia com GL, comecei a pesquizar sobre o assunto, ADOREI, com as dicas de vc´s passei a entender e a saber + sobre o assunto…….. se poderem, gostaria de receber mais informaçoes sobre o assunto….

    beijos………

    vc´s me ajudaram muito…..

  82. Janaina Says:

    Ola adorei o site mtu criativo!Sou estudante de Educação fisica e ai avai uma dinamica, Chama-se TEM BOBO AI?

    Forma-se um circulo com todos os participantes sentados,escolhe um para que saia (ou se afaste bem do local) Ai o profssor combina com as alunos o seguinte: o aluno q saiu pergunta: tem bobo ai ?
    e os alunoas batendo as maos no chao respondem : Teeem.
    E o aluno: Quem eh?
    Os alunos todos levantando as maos ao mensmo tempo respondem: Euuu!
    O professor combina tbm q ira mandar o aluno q saiu ver quem esta comandando, apos ele apontar alguem (qualquer um do grupo, na verdade ninguem esta comandando)essa pessoa saira e o professor escolhera alguem para comandar (de mentira so para o que saiu primeiro nao perceber) o alho q siu primeiro senta na oda e começa de novo so que quendo o aluno voltar vai perguntar :Tem bobo ai e todos responderao normalmente. Ele pergunta novamente quem eh ? e ai todos respondem euuu!
    Na terceira vez quendo pergunta:Quem eh?
    ninguem responde ai o aluno que saiu da primeira vez e nao sabe q e tudo combinado respodera sozinho euuuuu!!!3,,

    ahuahahauhau
    e mtu engraçado !!

    Caso qlgum precise de alguma tividade m mande um email : janaina510@gmail.com
    se eu puder ajudar vai ser um prazer!!

    Bjinhos a todos!
    Apos combinado pede para q o aluno q saui entre e o avisa que ele tera que descobrir que aluno esta comandando as respostas. Apos pensar

  83. CYNTHIA Says:

    olá pessoal, adorei as dicas de dinâmica é tudo o que eu queria, sou estudante de terapia ocupacional e queria alguns exemplos de dinâmica para fazer no meu estágio de saúde do trabalhador continuem enviando mais dinâmicas ajuda bastante. abraços

  84. Mariana Says:

    Olá, mt bom este site, não encontrei nenhum igual. Acho legal postar comentários, mas melhor ainda é postar comentários + alguma dinâmica. Fica menos cansativo e mais produtivo :) Então, aí vai uma dinâmica:
    Ao fim de uma aula com balões, divide-se o grupo em 2 equipes (uma com cada cor de balão). Divide-se a área em duas, onde cada equipe (uma em cada área) terá que jogar os balões na área da equipe oposta. Ao fim de um certo tempo (com ou sem música) as equipes vão parar de jogar os balões e conta-se quantas bolas da cor da equipe oposta está em cada área. Ganha a equipe que tiver mais bolas (da sua cor) na área oposta. Trabalha interação, trabalho em equipe, desconcentra o pessoal e pode trabalhar lateralidade a depender do comando.
    Abraços!

    1. Priscila Says:

      Tem uma outra dinâmica que se chama Guerrinha de papel;

      Divide o grupo em 2 equipes de números iguais
      Para cada um dê um pedaço de folha de jornal e peça para formar uma bolinha.
      Divide com um giz o chão para determinar o espaço das duas equipes.
      Apos isso ao comando do professor e ao som de uma musica controlada pelo professor começa a GUERRINHA DE PAPEL entre as duas equipes…
      O objetivo é não deixar papel no sua área de campo…apos um tempo apite e abaixe a musica e conte quantos papeis ficaram de cada lado da equipe…
      A equipe que tiver menos papel é a vencedora..
      O mais engraçado é o desespero deles em tirar este papel a todo custo do seu campo….
      Objetivo:1° Colaboração transformar todo ambiente da empresa que todos circula em um lugar limpo pois se você não gosta de sujeira do seu lado a pessoa do outro lado vizinho seu também não…..
      2°Objetivo: criar organização no espaço de trabalho,trabalho em equipe quanto tiver que limpar resolver algo com agilidade onde todos coopere
      3°Pode ser aplicado em escritorio e fabrica todos se diverte pois sujeira á em todos os ambientes é não é somente um serviço e obrigação dos setores respensáveis (LIMPEZA) mais sim colaboração de todos.
      ESPERO QUE TENHA GOSTADO
      TRABALHO Á 7 ANOS COM GINÁSTICA LABORAL E AI FICA MINHA COLABORAÇÃO.
      priscilagumi@yahoo.com.br
      Visite meu site
      http://www.smarthealthcorp.com.br
      abs;

  85. Fernanda Says:

    Parabéns!!!
    o site é muito bom, varias atividades, e bom que o pessoal colobaram, legal.

  86. Kátia ouro Preto Says:

    Olá!!

    Como vcs me ajudaram, ai vai uma ajudinha para vcs, espero que lhes ajudem!

    Dinâmica:”Guiado pelo amigo”

    Objetivo:Estimular a confiança nos colegas de trabalho.

    Deverá ser dividido em duplas, sendo que um ficará de olhos fechados e o outro que irá conduzir o amigo.
    Os alunos deverão andar pela sala e quando o guia, tocar com a mão na cabeça, esse deve parar. Quando o guia tocar no ombro esquerdo o mesmo deve se direcionar para o lado esquerdo, se tocar no lado direito deverá ir para o lado direito e para continuar andando o guia deve colocar o dedo nas costas.
    Depois deverá inverter as posições.

  87. Adib Says:

    Ótimo site, diferenciado dos demais… me ajudou muito!
    Se alguem tiver enteresse em trocar algumas atividades, só enviar um email.
    obrigado

  88. Rejane Says:

    Adorei esse site. pois comecei agora e estava um pouco perdida, pois me ajudou bastante.

  89. Roberta Says:

    Nossa!! Gostei demais desse site..pois estava desesperada atras de invação na minha ginástica, faz uns 7 meses que estou estagiando na area de GL.
    Gostaria muito de estar trocando experiências com vocês.. Saber como são o estilo de suas aulas.. como motivar a turma.. Queria tambem estar trocando series de exercício com vocês.. Se alguem se dispor me mande um e-mail “betinha-santos2@hotmail.com”

  90. Ana Beatriz Says:

    Olá , bom sou fisioterapeuta e, comecei a trabalhar com ginastica laboral a pouco tempo em uma empresa de call center, e gostaria que, se vc puder, mandar para meu e-mail (anabeatriz.gl@hotmail.com) alguns exercicios de alongamentos bem diversificados para serem empregados na minha atividade, ficaria muitooo grata.
    obrigado pela atenção.
    Fique com deus.

  91. sides Says:

    13/04/09
    olá galera o site,e ótimo mas se todos ficar nessa firulha de otimo e não colaborar em deixar a sua dinâmica,isso acaba em nada…..

    dinâmica: Nó humano pede-se para que os alunos formem uma grande roda todos de mãos dadas pede para que os mesmo memorizem quem esta a sua direita e a esquerda e logo em seguida faz os mesmo se deslocar em várias posições com musica ou sem ao sinal do prof todos devem ficar parados dai o prof começa a organizar fazendo com que os alunos deem as mãos mas conforme sua posição depois de todos terem dados as mãos o prof pede para que eles fiquem na posição de antes ou seja inicial que eles estavam mas não podem soltar as mãos.

  92. Carla Says:

    Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  93. Jascy Says:

    Oi..trabalho a pouco tempo com ginástica laboral e nós sabemos que a criatividade é essencial neste tipo de atividade.Adorei as sugestões de atividades e aí vai mais uma idéia:
    Divide-se a grupo de colaboradores em dois e estes formam uma fila.O primeiro da fila receberá uma bola.Primeiro o professor deverá repassar os comandos,tipo,pela direita….pela esquerda….por cima da cabeça…por baixo das pernas…e eles irão executando,sendo que o último da fila correrá pra frente da mesma segurando a bola nas mãos.Vence a equipe que realizar mais rapidamente e corretamente os comandos pré-estabelecidos.
    Dá muito certo,pois estimula a coordenação, a agilidade e a concentração,além de competir saldavelmente.É uma diversão!!!

  94. Nádia Says:

    Muito Legal o site!
    Tem uma dinâmica que é assim:

    Arrumar uma caixinha com tampa e com um espelho no fundo.
    Formar um círculo e dizer aos participantes que dentro daquela caixa tem uma figura de alguem muito importante, e que todos certamente conhecem.. O Professor começa abrindo a caixa sem deixar o participante do lado ver o que tem dentro e fala: Nossa! essa pessoa é famosa heim! muito legal essa pessoa! Ela é linda, simpatica.. etc… (falando de si mesmo).
    Depois passa a caixa p o participante do lado e pergunta: Vc conhece essa pessoa? Fale dela!
    Todos ficarão curiosos p saber quem é a pessoa!!! (Não deixar o colega do lado desconfiar)
    E ficarão surpresos ao depararem com sua imagem!
    Muito Legal!

  95. Taynan M. Bandeira Says:

    Muito legal as informações trocadas por aqui…
    Sou psicóloga e trabalho em parceria com uma fisioterapeuta no SAMU.
    EStamos iniciando o trabalho de GL, e me disponibilizo a trocar informações… tenho um acervo muito bom de dinâmicas de grupo.
    Quem tiver interesse mande email
    taynanmb@hotmail.com
    Valeu!

    1. Danielle Says:

      Bom taynan se você puder me mandar alguma das suas dinâmicas ficarei mtu feliz,pois comecei na area de GL a poucos meses e estou achando as aulas mtu repetitivas.
      Obrigada pela atenção.
      Segue aqui meu e mail:dani_9109@hotmail.com.

      Abraços!

      1. irene Says:

        Ola Dani, boa tarde
        Trabalho com ginástica laboral em Frigorífico em Nova Mutum MT, gostaria se possível que pudesse me enviar algumas dinâmicas. Se caso puder me envie para irene.brusso@excelenciamt.com.br.

        Desde já agradeço

        Um Abraço…..

    2. Edmar Says:

      Oi Taynam, se vc puder me enviar dinamicas de grupo ficaria muito grato, Pois estou iniciando um trabalho com G.L e ainda não tenho muito a passar. estou pesquisando e aprendendo. Grato Meu e-mail enmartins2005@yahoo.com.br

  96. Bruno Says:

    Gostaria de receber nome(relação) de musicas para serem aplicadas durante as aulas de Gl.
    Quem puder mandar para o meu e-mail.
    brunoosa@hotmail.com / brunoosa@yahoo.com.br

    Dinâmica: Gato e o rato
    Dividir em grupos de 10 colaboradores e escolher um para ser o rato e o outro para ser o gato.
    Fazer uma roda todos de maos dadas, deixando o rato dentro da roda e o gato fora.
    Ao sinal do prof. o gato tem q entra no meio da roda para pegar o rato,sendo que os colaboradores nao podem deixa com que o gato entre na roda ,entao deverao ficar bem juntinhos para nao dar nenhuma brecha para o gato entra na roda.
    Alguem precisando eu mando outras por e-mail
    tenho alguns textos com dinamicas legais.
    Espero que possa ter contribuido de alguma forma.
    Abraço a todos
    Boa sorte

    1. Rosani Says:

      Oi
      Sou fisioterapeuta e estou começando agora a trabalhar com ginastica laboral e achei a sua dinâmica muito legal
      Se vc tiver mais adoraria receber por email.
      Obrigada

    2. liliane Says:

      Oi Bruno..se puder me mandar vou ficar bem agradecida..comecei com a ginástica faiz pouco tempo e é bom idéias novas.

      valeu brigada;)

    3. Alana Says:

      Se puder me enviar algumas dinamicas no e-mail.
      Agradeço.

    4. Vanessa Curci Says:

      Olá Bruno,
      trabalho com GL a pouco tempo, e não tenho muitas idéias de dinâmicas. Você poderia me mandar algumas por e-mail??

      Abços

  97. Lidiane Says:

    Oi Pessoal muito bom este site.Dicas Otimas

    Dinamica dos Balões

    Distribua um Balão para cada pessoa e peça para que ele enchem o balão e que todos seus sonhos e desejos estão ali dentro, depois que todos encherem os balões e amarrarem entregue para cada um um palito e diz a eles que eles podem fazer o que quizer com os palitos e o balão,a maiores das pessoas saem estourando os balões dos outros.Ojetivo é não se preocupe em destruir os sonhos dos outros mas sim em protejer o seu.Obrigada.

  98. Sueli Ribeiro Says:

    Olá,gostaria de receber mais dinâmicas em grupos,para costureiras,total:10 Obrigada!!

  99. Pedro Rios Says:

    Olá pessoal, sou estudante de Educação Física e comecei com um projeto de Ginástica Laboral pra um pessoal que trabalha na contabilidade da Universidade, queria saber de dinâmicas boas pra fazer com eles.
    Tem uma que eu gostei muito:
    Com o grupo em roda, passar uma lata fechada de mão em mão no grupo, falando que ali dentro tem uma prenda a ser feita, coloca um a música, quando esta parar a pessoa que ficou com a lata na mão deve abrir e ver que ali dentro tem um presente (eu usei chocolate), antes de saber realmente o que tem ali dentro, todos irão passar a lata rápido com medo do que tem na lata.
    O objetivo é mostrar a todos para não ficarem com medo de novos desafios, que muitas coisas novas que aparecem na vida(como a Ginástica Laboral)vem para o bem, vme para serem experimentadas.
    Quem tiver alguma dinâmica e quiser mandar pro meu e-mail vou gostar muito.
    pedrimrg@hotmail.com
    Até mais, abraço a todos.

    1. Nayara Says:

      Sou educadora fisico,
      Nossaaaa!! muito boa essa, fiz com eles e adoraram. Parabens! e se tiver mais pode mandar p mim. hehe Abraçoss

    2. Wallisson Says:

      Sua dinâmica foi de muito proveito pra mim,visto que comecei agora a trabalhar com G.L e onde estou trabalhando a uma certa resistência de funcionários mais velhos no Banco.Com ela pude mostra que sempre surgirão novas coisas e desafios pra serem vencidos e vivenciados.Obg! Se tver mais alguma q poça me enviar desse estilo agradeço.
      Wallissonreal@hotmail.com

  100. Wanessa Kysley Miranda da Silva Says:

    Iniciei um Projeto de Ginástica laboral, pesquisei e estou estudando um material bibiografico. Estou trabalhando na Prefeitura da minha cidade Conceição do Araguaia-PA, e gostaria de fazer um projeto para os funcionários da prefeitura sobre Ginástica Laboral.
    Gostaria da sua ajuda sobre dicas de como devo ministrar as aulas, e dicas de que nunca poderei fazer nas aulas.
    Um grande abraço…

    Atenciosamente,

  101. Lise Says:

    olá galera,
    axei um maximo o site,
    bom, a dinamica que vou passar é mais para aquecimento na apresentação.

    pede para cada um se apresentar mas de uma forma diferente, conforme a pessoa fala o nome ela realiza algum movimento aróbico ex:
    Elzabete, a pessoa devera falar E (maos para cima) LI(maos para baixo) ZA (agaixa) BE ( perna para tras) TE ( perna para frene)

    essa dinamoca é muito boa para alongamento em grupo.

  102. Danielle Says:

    Olá!
    Adorei o site, estou fazendo um trabalho em uma rede de Supermercados da minha cidade, com GL Preparatória e peguei muitas idéias no site!
    Parabéns!

  103. Géssyca Gama Says:

    Muito bom o site, amei as dicas, qm tiver idéias de alongamento em duplas ou trios mande p meu e-mail por favor!!!

  104. walquiria Says:

    ola pessoal depois de mto tempo, voltei!!1 olha vou postar uma dinâmica legal: ESCRAVOS DE JÓ COM ADAPTAÇOES:
    FORMA-SE UM CIRCULO COM OS PARTICIPANTES(ALUNOS) DE PÉ COM UM BASTÃO NA MÃO( PODE SER UMA BEXIGA, ALGO GRANDE) ELES IRÃO CANTAR A MÚSICA ESCRAVOS DE JÓ E IRAO PASSAR O BASTÃO INICIALMENTE PARA DIREITA NA PARTE(ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ) N ASEGUNDA PARTE TIRA BOTA DEIXA FICAR, ELES LEVANTAM,ABAIXAM E SACODEM RESPECTIVAMENTE O OBJETO. NA SEGUNDA PARTE( GUERREIROS COM GUERREIRO FAZEM ZIGUE ZIGUE ZÁ) ELES PASSAM O OBJETO P ESQUERDA. BOM AS VARIAÇOES PODEM SER AS SEGUINTES: CANTAR COM A BOCA FECHADA EMITINDO SONS, ECANTAR NA MEMORIA, MTO LEGAL. QUEM ERRAR FAZ UM ALONGAMENTO.
    TRABALHA O RITMO A CONCENTRAÇAO, E DESCONTRAI O AMBIENTE!

    1. Cristiane Says:

      Parabens essa foi boa demais, irei por em pratica esta semana, depois conto como foi.

  105. Fabrício Says:

    Adorei as dinâmicas. Pena que ainda não pude contribuir dessa vez, mas em breve enviarei algumas para vocês. abraço.

  106. Mariana Araújo Says:

    que coisa chata isso e um orro

    ass:%100 gata

  107. SILVANA FURIM Says:

    VOU COMEÇAR A TRABALHAR EM EMPRESAS COM GINASTICA LABORAL, GOSTARIA DE RECEBER DINAMICAS DIVERTIDAS PARA MINISTRAR OBRIGADO

  108. Mosés Silva Soares Says:

    muuiiito bom mesmo!!!

    sou do estado do AM e estou elaborando um projeto de G.L para uma empresa, este site me abrio a mente…

    abrigado.

  109. Bruno Says:

    Olá…sou Fisioterapeuta e começei a trabalhar com GL fazem duas semanas!

    E achei muito legal os estilos das dinâmicas e gostaria de recebe-las em meu e-mail!

    Quem puder me mandar

    Obrigado

  110. aline Says:

    Olá!
    Não podemos esquecer o principal objetivo da GL, que é minimizar os episódios de LER/DORT (pelo menos para a grande parte dasempresas que contratam esse serviço). Então as brincadeiras e dinâmicas tem que ter um cunho terapêutico, tem que ter alongamento. Adorei o site e as dicas. masdeve-se prestar atenção nasdinãmicas que realmente valem a pena!
    Abraços e parabéns pelo blog

    1. Marina Says:

      Olá Aline,

      com certeza não podemos deixar de enfatizar o principal intuito da Ginástica Laboral, que é de minimizar os casos de LER/DORT nas empresas. Você teria dinâmicas de cunho terapêutico, que promovam o alongamento para me passar?
      Sou Fisioterapeuta e atuo nessa área há pouco tempo.
      Obrigada desde já.
      Marina

    2. Ilário Says:

      redução do stres, melhora do relacionamento interpessoal e quebra de rotina também são objetivos da Gl!

  111. Angela Says:

    Nossa muito legal o site, adorei a iniciativa, é muito legal poder trocar ideias de atividades lúdicas eu sou estudante do último ano de Fisioterapia e sempre é necessário inovação nas atividades em grupo e ginástica laboral somos muito cobrados pelos professores para sempre estar inovando adorei as atividades aqui apresentadas…
    ae vai a minha contribuição

    BASTAO, VAI

    forma-se uma roda onde fica um de costas para o outro cada um com um bastao na mao, porem deve se colocar o bastao em pe no chao e apoia-lo apenas com a palma da mao, é necessário que todos estejam voltados para o mesmo lado e então alguem fica responsável pelo comando de falar VAI OU TROCA, quando for dito o comando tira-se a mao do bastao ao qual esta segurando e coloca sobre o da frente, é necessario treinar um pouquinho entao anuncia que quem deixar o bastao cair está eliminado e tem que pagar algum exercicio ( agachamento, polichinelo, ficar na ponta dos pes… )até restar apenas um… é muito divertido…

  112. karina Says:

    ola.. estou começando o trabalho com Ginastica Laboral, e preciso de exercicios com dinamicas e ideias diferentes..se alguem puder m mandar materiaise ideias…
    adorei esse site….

    obrigado…

  113. Roselita Says:

    Eu sou aluna de segurança do trabalho e estava fazendo uma pesquisa e achei esse site e adorei…..espero ter uma boa nota!

    mexicana_u1000d@hotmail.com

    1. Roselita Says:

      E….. ameiIIYY mesmo esse site, é de ótimo nível..!

  114. Eliana Says:

    Olá, pessoal este espaço é muito legal tem dicas muito boas para se aplicar no grupo de trabalho preciso muito de algumas novidades, pois por incrivel que pareça já apliquei todas essas,quem poder me enviar eu agradeço . elianacena@hotmail.com

  115. Lidiane Says:

    Bom, aodrei este site, pois falta sites que possam passar para nós, dinamicas.
    Ai vai uma:
    Faz uma roda com os colaborados,voce fala que iremos para um acampamento, dai vc eprgunta o nome da pessoa e pergunta oque ele vai levar no acampamento. Ex. Paulo, vou levar uma toalha, ele nao pode elvar a toalha, claudia: vou levar agua, não pode. Marcelo vou levar uma musica, ele pode elvar a musica. Moral da historia: A pessoa tem que leva ro objeto que tem inicio com a letra do nome dela.

  116. Janice Nunes Says:

    Olá, este Blog realmente é muito bom!!! Sou pedagoga empresarial e rotineiramente aplico dinâmicas nos Encontros Educacionais da empresa, chega uma hora que não consiguimos mais Inovar…

    Dinâmica que utilizo e todos gostam – Divida o grupo em duplas e dê os seguintes comandos:
    PLIC = Um de frente para o outro
    PLAC = Viram de costas
    ZUM = trocam os parceiros

    Coloque uma música animada e mude os comandos com frequencia, todos se aquecem e riem muito ao buscar outros parceiros. Para encerrar podem trocar os comandos onde:
    PLAC = Batem palmas uma vez
    PLIC = Se abraçam
    ZUM = Trocam as duplas.

    Bom trabalho a todos!!!


  117. Gostaria de aulas de GL com corda, bastão, bolinha, duplas, alongamentos.. em fim.. o grande problema da ginástica é a monotonia.. qt + trocarmos idéias melhor.. faltam sites sobre o assunto.. Abraços!!

    1. Priscila Says:

      Utilizo muito estes materiais e faço muitas variações de exercícios com este materiais também…
      use sua imaginação criatividade sempre lembrando que cada aula tem que ter um objetivo direcionado para os respectivos grupos musculares.
      Uso bastante exercicio dinamicos com cordas e bamboles…
      boa sorte
      segue meu email
      abs
      priscilagumi@yahoo.com.br

  118. Carine Duarte Says:

    Ola….sou estudante de Ed. Fisica e trabalho com Ginastica Laboral a mais de 1 ano na Universidade. portando dou aula a todo tipo de publico, dos faxineiros ao pessoal da ADM….
    como tenho acesso a varios materiais usados pela facul, passo variadas atividades ludicas ao funcionarios.

    Dicas:
    BEDMINTON (usar raquetes de tenes de mesa e a peteca oficial – material facil de encontrar). Pode ser jogado em um circulo ou em duplas
    BOLICHE: usar garrafas pet e bola de borracha…..

    COM PAPEL: Procure alguem que
    colocar em um papel varios procure alguem que tenha algo parecido com a pessoa. Ex: procure alguem que festeja o seu aniversario no mesmo dia que voce; Qeu more perto de sua casa. Pode ser utilizado 13 “perguntas”…Em cada um deles a pessoa deve achar alguem que tenha o que esta sendo pedindo e a pessoal deve colocar o seu nome no papel (a msm pessoa so pode aparecer o papel 2 vezes). Para a brincadeira ficar mais interesante pode ser oferecido uma bala ou pirulito para quem completar primeiros os espaços.

  119. Taniangelo Cavalcante Says:

    Muito bom esse site, o material que as pessoas postam aqui são de extrema contribuição. Gostaria de pedir a quem tiver mas dinâmicas e músicas para GL, que por favor enviem para meu e-mail.

    tanifisioterapia@hotmail.com

    Obrigado

  120. Nilma Says:

    Sou de Santa Catarina, trabalho com vários grupos, mas não com ginástica laboral e mesmo assim estou gostando de poder aprender dinâmicas e brincadeiras novas, pois até no grupo de ginástica localizada faço brincadeiras e elas adoram…
    Fiz uma com um grupo de mulheres e resultou em muita rizada!
    FUTEBOL DE MÃOS DADAS
    MATERIAL: BOLA E ESPAÇO GRANDE, SEM MUITOS OBJETOS.
    DESENVOLVIMENTO: formar duas equipes para jogar futebol, com as mesmas regras, mas não tem goleiros e o jogo só pode começar quando as duas equipes formarem duplas para jogar de mãos dadas. Uma dupla passando a bola para outra dupla de seu time até fazer um gol, ou delimitar um tempo apenas.
    OBJETIVO: divertir o grupo, trabalhar o espirito de liderança, agilidade e coordenação.

  121. Lene Sousa Says:

    Amei o site!Encontrei o que precisava.Estou dando aulas de ginástica laboral a um tempinho e minhas dinamicas já estavam saturadas.Valeu msm!
    Tenho uma dinamica:
    Todos em circulo: Nomeia cada componente em 1,2,3…dependendo do numero de participantes.O numero 1 deverá chamar um outro numero e este,por sua vez,deverá está atento para chamar outro.Para dificultar,estabeleça um movimento para o numero 1(estalar os dedos,por exemplo, 2(bater na coxa com as duas mãos),3(bater palma. Os dois ultimos que ficarem ganham um brinde(eu uso bis, mas os outros ganham tbm!Bom para percepção auditiva, concentração e interação.

  122. Andreza Pimenta Rodrigues Says:

    Sou estagiaria na area de Educ. Fisica, e estou a um mes estagiando em Empresas com GL, e estava a procura de DINÂMICAS, e aqui encontrei muitas novidades.
    Obrigada, por estarem contribuindo para minha formaçao.
    Amei…

  123. Narayany Martins Says:

    Adorei todas essas informacões, sempre pesquiso nesse site,sou academica do 6 semestre Educação Fisica e ja trabalho com GL,e quero estar recebendo mais informações sobre isso para tornar minhas aulas mais variadas e dinamicas.
    Obrigado!!!!
    Beijo a todos…

  124. Carla Says:

    eu adorei o site, se algum quiser trocar ideías me add no msn… eu trabalho com GL em uma usina de cana. carlamilanne2007@hotmail.com

  125. Fernando Says:

    Trabalho com ginastica laboral em uma pequena empresa em Santa Catarina,gostaria se possivel receber ideias sobre dinamicas que irá acrescentar muito em meu trabalho,se receber retribuo com outras ideias..obrigado pela atençao..

    1. ana amelia assis de campos Says:

      Olá, sou estudante de Educação Física e estou trabalhando com GL agora, estou amando!.Gostaria mto d podermos trocar algumas idéias pois, chega num ponto q fica monótono, mto repetitivo.desde já agradeço. abraço

      1. FERNANDO Says:

        CONCERTEZA PODEMOS TROCAR INFORMAÇOES PARA AMBOS CRESCERMOS NA PROFISSAO.

  126. Suzyanne Says:

    ola!!
    Sou de Goiás e trabalho com GL tbm,amei este site onde podemos compartilhar nossas dinâmicas, a minha é o seguinte uma simples musiquinha mas que todos adoram,parece grande mas não é tao grande assim…rsrsr,é que deixei bem detalhado p não haver dúvidas!!
    Todos em um círculo como se fossem andar de trem, com as mãos nos ombros do colega,a cada momento irá acrescentando um pedaço da letra e um gesto,todos cantando:
    “Eu vou viajar de trem…e vc vai tbm…so falta eu comprar uma passagem para o velho trem…
    Parou! (professor diz)
    Parou! (alunos repetem)
    Dedinho pra frente(professor diz)
    Dedinho pra frente(alunos repetem)
    Mais pra frente(professor diz)
    Mais pra frente(alunos repetem)

    E repete tudo novamente so q agora irá acrescentar…
    Cotovelo atras(professor diz)
    Cotovelo atras(alunos repetem)
    Mais atras(professor diz)
    Mais atras(alunos repetem)

    E repete tudo novamente so q agora irá acrescentar…
    Bumbum empinado(professor diz)
    Bumbum empinado(alunos repetem)
    Mais empinado(professor diz)
    Mais empinado(alunos repetem)

    E repete tudo novamente so q agora irá acrescentar…
    Pesinho torto(professor diz)
    Pesinho torto(alunos repetem)
    Mais torto(professor diz)
    Mais torto(alunos repetem)

    E repete tudo novamente so q agora irá acrescentar…
    Cabecinha torta(professor diz)
    Cabecinha torta(alunos repetem)
    Mais torta(professor diz)
    Mais torta(alunos repetem)

    E repete tudo novamente so q agora irá acrescentar…
    Linguinha pra fora(professor diz)
    Linguinha pra fora(alunos repetem)
    Mais pra fora(professor diz)
    Mais pra fora(alunos repetem)

    Aqui todos cantarão com a língua pra fora então ficará muito engraçado,eu garanto que todos os alunos se divertirão bastante!!

    Eu realizo GL com 60 homens e eles realizaram essa dinâmica sem temor!!
    espero que gostem!!

    Bjim!!

  127. Ana Paula de Oliveira Says:

    Olá!
    Trabalho com ginástica Laboral e gostaria que me enviassem dinâmicas, e outros exercícios de GL.
    Obrigada!

  128. Bárbara Batista Says:

    amei as dicas to começando agora em GL e esse site ta me ajudando bastante em relação as dinamicas para aplicar nas aulas valeu, Parabéns fiquem com Deus bjs

  129. Mhárcy Saraiva Says:

    Olá,
    gostei mito das dinamicas…tem possibilidade de vxs mandarem

  130. Matilde Says:

    Oi, sou de Minas Gerais e estou trabalhando com GL. A massagem é muito aceita no grupo em que eu trabalho. Ficam 2 a 2, um senta na cadeira ou deita no couchonete e o outro faz a massagem, depois inverte.A massagem é feita nos ombros, costas, pescoço, braços, mãos, dedos e também na face, do lado dos olhos, por cima dos olhos, contornando o rosto com os dedos (nariz, sombrancelha, olhos….) é bastante relaxante.

  131. Juliany Reichembach Risello Says:

    Oi!
    gostei muito do site!
    estou iniciando atividades de cinesioterapia laboral e ja pude contar com varias atividades propostas pelos colegas!!!
    parabens e obrigada!!!

  132. sheila Says:

    gostei mt desse saiter dicas para o começo de uma carreira

  133. CEILA MIRANDA Says:

    OLÁ A TODOS…SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA AQUI EM CAMPO GRANDE MS,ESTOU TRABALHANDO COM GINASTICA LABORAL,E ACHEI MT ENRRIQUECEDOR ESTE SITE AQUI…OBRIGADA PELAS CONTRIBUIÇÕES E SE ALGUEM TIVER NOVIDADES EU ACEITO COM MT HUMILDADE!ABRAÇO E FIQUEM COM DEUS!ceilamir@hotmail.com

    1. taiz Says:

      olá Ceila sou de Dourados Ms,e também trabalho com laboral aqui.Entrei nesse site e gostei muito,como somos no mesmo estado podiamos trocar algumas ideias né,tá sabendo de algum curso de laboral ai na sua cidade???me avise se souber.Abraços

  134. CEILA MIRANDA Says:

    AH,AQUI VAI MINHA CONTRIBUIÇÃO:
    DINAMICA EM GRUPO.
    OBJETIVO:CONCENTAÇÃO E MEMORIZAÇÃO
    EM CIRCULO VC DIZ AOS ALUNOS Q VAO ALONGAR E CRIAR O ANGAMENTO A MEMO TEMPO.
    VC DEIXA A RITEIO DELES QUEM SERA O PRIMEIRO DA RODA A CRIAR O MOVIMENTO E SO DEPOIS EXPLICA,Q O PROXIMO TERA Q FAZER O MOVIMENTO DO COLEGA E AI CRIAR UM SEU,E CONSECUTIVAMET…AT O ULTIMO Q TERA Q REPETIR TODOS OS MOVIMETOS.DE A ORDEM D NÃO FALAREM DURANT,APENAS REPETIR OS MOVIMETOS E CRIAR O SEU!SERA MT ENGRAÇADO E TABAHARÁ MT MEMOR COGNITIVA E MOTORA TB!E
    SEM MODESTIA,ACHO Q CRIEI ESTA DINAMICA,POIS NUNCA VI OU LI EM NENHUM LUGAR.BEIJÃO ESPERO TE-LOS AJUDADO
    CEILA MIRADA

  135. belmar Says:

    pessoal tenho uns materiais que kero compartilhar com quem puder tbm me enviar atividades, umas dinamicas que garantem boas risadas

    1. Vivi Says:

      Oi Belmar
      Vamos fazer essa troca..envia no meu e-mail qie envio pra ti tambem..
      Obrigado…e bom dia!!!!


  136. correção:la em cima eu quis dizer “concentração”,não o ta la!rsss!Perdoe os erros de digitação…abraço e aguardo os e-mais de vcs todos!beijão e fiquem com Deus

  137. Vivi Says:

    Muituu bacana o site..e ficará bem melhor se todas as pessoas que passarem pra elogiar deixassem algo publicado tambem..
    Trabalho numa fábrica de roupas..e todo final da GL passo dinâmica..com moral da história..sobre reflexão e até pegadinha…eles se divertem e eu tambem heheh..
    E aí vai minha contribuição:

    Dinâmica: “O feitiço virou contra o feiticeiro”

    Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
    Material: papel e caneta
    Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. “não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si”
    Respeito ao próximo.

    Isso é uma lição e tantooo..principalmente praqueles que tao sempre querendo “ferrar o próximo” heheh
    Abraço a todos…

  138. PAULO GUIDA Says:

    ola adorei esse site e muito legal e muito interessante ta me ajudando muito, nas aulas de ergonomia abraços a todos

  139. MARIA Says:

    Agradecia se me pudesse enviar exemplos de dinâmicas de ginástica laboral para implementar numa grande empresa com a intenção de reducir as Lesões musculo- esqueleticas

    Obrigada

  140. Anonimo Says:

    gostei muito desse sit… gostaria q vc mim enviasse algumas instruções prq tou começando a trabalhar com ginastica laboral..

  141. Amasa Says:

    Dinâmica: Coelho sai da toca
    Em trios, 2 com as mãos dadas para cima, simulam assim uma toca e 1 funcionário fica embaixo, sendo o coelho. Quando o professor diz: “Coelho sai da toca”, o funcionário que é o coelho tem que sair e procurar outra toca. Lembrando que os 2 funcionários que são a toca, nesse momento NÃO se mexem. Aí quando o professor diz “Troca Toca”, apenas a toca sai a procura de outro coelho, que devem ficar parados esperando a nova toca chegar. Quando o professor diz ” Troca Tudo” quem era coelho vira toca e quem era toca vira coelho.
    Sempre deu certo.

  142. Adriano Says:

    Parabens pelo site e a todos contribuintes com as dinamicas. vou deixar minha contribuição.

    Dinamica:o cacique.
    forma-se um circulo e pede para que um dos participantes seja o cacique, o cacique vai para um local fora do circulo e um participante do circulo se responsabiliza em puxar os exercicios, onde todos vão repetir os exercicios, e o cacique tem q descobrir quem é q estar comandado os exercicios, agora tem q deixar claro que o cacique não pode ver na hora que os participantes escolhe a pessoa que vai puxar os exercicios ou movimentos como queiram fazer.

    objetivos: concetração, espaço temporal, socialização e muitas gargalhadas.

    abraços.
    boa sorte.

  143. Débora Baleeiro Says:

    Estou trabalhando com 30 homens em canteiro de obras e gostaria de algumas dinâmicas para quebrar um pouco a tensão do dia a dia normal, pode variar, desde alongamento até dinâmicas com dobraduras.

    Bjus a tds!E parabéns pelo site!

  144. Fernanda Selvina Pereira Says:

    Oi gente!!! Adorei esta página na net, sou acadêmica do oitavo período de fisioterapia e meu professor me convidou para ministrar uma palestra numa empresa de software. Estou procurando algo diferente para fazer com eles achei as dicas muito boas, mas é a primeira vez que vou lá na empresa e não tenho muita intimidade com eles.
    Estopu um pouco perdida mas adorei todas as dinâmicas…

  145. Toni Santos Says:

    Sou professor Toni, achei muito interessantes todas estas dicas e espero sempre manter informado de novas dinamicas.

    Um abraço!

  146. Euller Says:

    Oi pessoal, acho perfeito as brincadeiras e jogos no ambiente de trabalho, entretanto a depender da integração, motivação, visão da empresa com relação aos colaboradores, dentre outros fatores vcs terão que ponderar o tipo de atividade recreativa que irá fazer, principalmente no inicio de trabalho com aquele grupo. E tem mais, algumas dinâmicas a depender do grupo, são ridículas e extremamente batidas e se vcs entrarem nessa de todas as aulas utilizarem dinâmicas, vai chegar uma hora que irá ficar dificil manter. Vamos fazer a coisa bem estruturada vendo qual o real objetivo das aulas a serem dadas. E vamos procurar TAMBÉM dinâmicas de grupo com mais conteúdo .
    Forte abraço.

  147. Eliane Says:

    Adorei esse site, gostaria de receber outras referências para Laboral.
    Irei participar do encerramento de uma SIPAT e além dos exercícios de alongamentos acrescentatarei no final a dinâmica.

    Muito obrigada!

  148. Vivian Says:

    Boa tarde!

    Sou formada há 4 anos, e só trabalhei como instrutora de musculação e personal. Gostaria muito de mudar de área de atuação, e gostaria de saber como q faço para estar procurando emprego nessa área? Me interesso muito por ginástica laboral e gostaria de atuar nela.

    Obrigada,

    Vivian

  149. FERNANDO Says:

    BOA TARDE A TODOS QUE PARTICIPAM E QUE FAZEM ESTE E-MAIL ACORTECER, ESTOU MANDANDO PLANOS DE AULAS DE GINASTICA LABORAL PARA A GALERA QUE QUEIRA CONHECIMENTO. PARA TODOS UM FORTE ABRAÇO E FICA COM DEUS.

    Descrição das Atividades

    ALONGAMENTO EM DUPLA

    Alongamento de peitoral: Em pé, de costas à frente do outro. O de trás irá “puxar” para trás pela região do punho, alongando o músculo peitoral do individuo que está na frente. A seguir trocam-se as posições.
    Agora com os dedos entrelaçados atrás da nuca, o colega ira puxar pelos cotovelos.
    Alongamento de flexores de punho: Os dois indivíduos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O outro individuo também na mesma posição, encostando a palma da mão com a do colega. A seguir realiza-se com o MS oposto.
    Em pé, um de frente para outro, palma da mão com palma da mão ambos irão inclinar o tronco para frente, mantendo uma distância entre eles até sentir o alongamento.
    Um de costas para o outro (posição de Cristo Redentor) fazer a flexão lateral do tronco.
    De lado os dois com pouco afastamento lateral das pernas, elevar um braço que vai de encontro com a do colega acima da cabeça.
    De costas um para o outro, pernas afastadas em posição ântero-posterior, calcanhar com calcanhar, mãos dadas, flexionar a perna da frente e fazer a inclinação do tronco para frente.
    De frente um para o outro, colocar as mãos um no ombro do outro, flexionar o joelho para alonga o quadríceps.

    Alongamento na parede

    Iniciar com espreguiçar fazendo a inclinação do tronco para os dois lados;
    1. Ficar lateralmente para parede estendendo o braço e alongando toda lateral do tronco;
    2. Mesma posição anterior só que agora o braço vai descendo atrás sendo que a mão deve ficar na mesma altura do ombro;
    3. Encostar toda coluna da parede para estabilizá-la dando um passo a frente ir flexionando o joelho até 90° e elevar os braços acima da cabeça apoiado na parede;
    4. De costas para parede levar o braço atrás e tentar apoiar a mão na parede fazendo alongamento de peitorais;
    5. De frente para parede com a palma da mão apoiada na parede ponta dos dedos para cima ir descendo a mão até o limite;
    6. Em seguida virar a ponta dos dedos para baixo e subir as mão devagar, sempre respeitando o limite;
    7. De frente para parede pernas em posição ântero-posterior a ponta do pé da perna da frente encostada na parede e com o joelho flexionado, o de trás estendido alongando a musculatura da coxa e panturrilha;
    8. De costas para parede dando um passo a frente fazer a rotação do tronco tentando apoiar as duas mãos na parede;
    9. Terminar com respiração.

    Alongamento com bolinha –

    1. Segurar a bolinha com as duas mãos e girar o punho;
    2. Apertar a bolinha com uma mão de cada vez;
    3. Jogar a bolinha pra cima, a deixando bater na palma da mão, uma de cada vez;
    4. Pressionar a bolinha entre as duas mãos, massageando-a
    5. O mesmo movimento anterior, elevando os braços acima da cabeça, depois flexionando o tronco lateralmente para um lado de cada vez;
    6. O mesmo movimento com as mãos, fazendo flexão e extensão do tronco. Estático;
    7. O mesmo movimento com as mãos, porém com os braços atrás, tentar elevar os braços;
    8. Jogar a bolinha por trás das costas, e pegar com a outra mão. Fazer dos dois lados;
    9. elevar um joelho de cada vez e jogar a bolinha por baixo, segurando com a outra mão;
    10. Uma perna à frente da outra, flexionar o tronco e massagear um pé com a bolinha. Repetir para o outro lado. Não flexionar os joelhos;
    11. Dividir a turma em duplas, um aluno faz massagem no outro.

    Alongamento na Parede –

    1- Encostado na parede espreguiçar.
    2- Em seguida afaste as pernas lateralmente, e desça o tronco até o limite.
    3- De lado para parede descer o tronco lateralmente.
    4- Apoiando na parede pegar no pé e puxar.
    5-De costas para parede estique o braço para trás até sentir o ombro
    6- Estique os braços apoiando na parede, e incline para frente flexionando os cotovelos.
    7-Flexão plantar apoiado na parede.
    8-De lado estique o braço apoiando na parede, e flexione o pescoço para o lado oposto do braço estendido.
    9- Pernas unidas, descer o tronco com os braços apoiados na parede.
    10- Finalize com a rotação da cintura.

    Dinâmica –

    DESATANDO OS NÓS
    Objetivo: Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema ficam mais fáceis encontrar uma solução.

    Desenvolvimento:
    É parecida com o Jogo das mãos.
    O número de participantes é indiferente.
    O grupo se coloca na posição em círculo.
    Neste momento o orientador pede que cada um observe bem o seu colega da direita e o seu colega da esquerda.
    Ao sinal do orientador, começam a caminhar dentro do círculo imaginário (já que desfizeram a formação em círculo para caminharem) de forma aleatória e sem direção.
    Ao sinal do orientador pára de caminhar e permanecer no lugar.
    Com os olhos e sem caminhar, procurar o colega da direita e o colega da esquerda.
    Dar as mãos aos colegas da direita e da esquerda sem caminhar, podendo somente afastar as pernas e/ou dar um passo caso o colega esteja muito distante.
    Em seguida o orientador explica que eles deverão voltar à posição inicial em círculo sem que soltem as mãos, nem fiquem de costas para o interior do círculo e nem com os braços cruzados. Deverão voltar exatamente à posição inicial.

    A princípio parece impossível realizarem a tarefa, mas aos poucos vão montando estratégias e descobrindo maneiras todos juntos, de voltarem à posição inicial.

    Alongamento com balões –

    • Segurando o balão pelas extremidades com a palma das mãos estenderem todo o cotovelo acima da cabeça.
    • Fazer as inclinações para a direita e para a esquerda.
    • Em seguida, pés na largura dos ombros, joelhos semi-flexionados segurando o balão da mesma forma estenderem os cotovelos a frente do peitoral, pressionando o balão.
    • Girar o troco para a esquerda e para a direita.
    • Estender o braço lateralmente colocando o balão entre o ombro e a lateral da cabeça, deitando como se fosse um travesseiro. Fazer para a esquerda e para a direita.
    • Pés novamente na largura dos ombros, então flexionar-se os joelhos de modo que passe o balão entre as pernas formando o número 8.
    • Novamente estender os cotovelos segurando o balão pelas extremidades acima da cabeça e pedir que forcem a fim de estourar o balão (não conseguirão).
    • Então segurar a frente e pedir para que forcem de novo (não estourarão).
    • Colocar o balão entre as pernas e alongar punhos e antebraço.
    • Após fazer os exercícios dizer para golpearem o balão sem sair do lugar. Primeiro com a mão direita, mão esquerda, dorso da mão direita, dorso da mão esquerda, em seguida sem usar as mão podendo sair do lugar.

    ALONGAMENTO COM MÃOS ATADAS –

    • Levar para as aulas tiras de cordão com tamanho aproximado de 40 cm.
    • Dar um nó unindo as duas pontas.
    • Pedir para que cada pessoa gire uma vez o círculo formando um oito (8) e coloque as mãos, simbolizando uma amarração e não deverão se soltar até o final do alongamento.
    • Estender os braços à frente do corpo olhando para o chão.
    • Posicionar as duas mãos atrás da cabeça com os dedos entrelaçados e puxa-la para baixo.
    • Com os braços estendidos acima da cabeça, inclinar o tronco lateralmente (os dois lados).
    • Flexionar uma das pernas à frente do peito e segurar com as duas mãos, repetindo do outro lado.
    • Com os pés afastados na largura do ombro. Com os joelhos estendidos, inclinar o tronco à frente na intenção de tocar o chão com as mãos.
    • Finalizar com exercício para estabilizar a respiração: Elevar os braços estendidos acima da cabeça, inspirando e ficando nas pontas dos pés. Expirar pela boca descendo os braços à frente (repetir o movimento).

    Simulação de HIDRO –

    1. Aquecimento global antes de iniciar a simulação de (Hidro.)

    - Rotação do pescoço;
    - Rotação dos ombros;
    - Girar o quadril;
    - Colocar as mãos nos joelhos, girar os joelhos para fora e depois para dentro e
    - Apoiar a ponta do pé no chão, e girar o calcanhar.

    2. Com os braços esticados na horizontal (Posição de Cristo Rebento) vamos fechando os braços na frente do corpo com os polegares voltado para cima.
    - Com os braços esticados na horizontal na frente do corpo vamos voltando os braços com os polegares voltados para baixo,

    OBS: Empurrando a água para dentro e para fora, com objetivo de assimilar um movimento dentro da água.

    3. Jogando as mãos e os braços (estendidos) alternadamente para frente e depois para trás (estilo nado costa e nado peito)

    OBS: Na medida em que o aluno for jogando as mãos, lembrar de cobrar do aluno a sincronia da cabeça com os braços.

    4. Elevar joelho direito até formar ângulo de 90º e ao mesmo tempo empurrar palma (aberta) da mão esquerda para baixo, fazer exercício alternando sempre em ritmo de corrida.

    5. Mãos na cintura, elevar a perna á frente alternadamente do corpo e abaixa o troco com objetivo de trabalha todos os membros inferiores e o sistema respiratório.

    OBS: Ao elevar a perna á frente e abaixa o tronco inspire e ao recuar a perna e o troco na posição inicial expire.

    6. Posicionar uma perna à frente da outra com o corpo levemente inclinado para trás e braços esticados para frente, avançar com o corpo para frente e ao mesmo tempo jogar os braços esticados para trás. Movimentos contínuos.

    OBS: com objetivo de simular a entra na piscina.

    7. Finalize trabalhando a respiração.

    Dica Lazer Ativo: Nossa mente é como um pára-quedas: só funciona aberto!
    10/12
    (Quinta-feira)
    Alongamento na cadeira – Thainá

    1. Sentado, pés totalmente apoiados no chão, coluna reta e sem encostar no encosto da cadeira, entrelace os dedos e leve os braços a frente e acima da cabeça, espreguiçando.

    2. Com os dedos entrelaçados, levar os braços para trás, alongando peitoral e jogando o pescoço para trás.

    3. Estenda o braço a frente e puxe a palma da mão para baixo com a outra mão. (D e E)

    4. Braços estendidos a frente do tronco, abra e feche os dedos.

    5. Alongando as costas. Sentado, deite o tronco em cima das pernas e deixe as mãos livres.

    6. Sentado, flexione o pescoço para a lateral, auxiliando com a mão, tentando aproximar o ombro da orelha. (D e E)

    7. Com as pernas cruzadas, gire o tronco apoiando um dos braços na coxa e o outro no encosto da cadeira.

    8. Para alongar a parte anterior da coxa. Sentado com o braço esquerdo, segure a perna esquerda. Repita o movimento com a outra perna.

    9. Sentado, posicione o tornozelo de uma perna em cima do joelho da outra. Pressione com as mãos. Depois flexione o tronco sobre a perna que está por cima e solte os braços a frente.

    10. Em pé, atrás da cadeira flexione a perna da frente e estenda a de trás, com o calcanhar todo apoiado no chão, alongando panturrilha.

    11. Apóie as mãos na cadeira e flexione tronco para frente, mantendo a coluna reta.

    12. Finalize a aula trabalhando a respiração.

    ALONGAMENTO MIX.

    Global/Dupla/Parede

    1. Iniciar elevando os braços acima da cabeça e fazer a inclinação D/E;
    2. Solte os dedos e jogue um braço de cada vez acima, como se estivesse tentando encostar a ponta dos dedos no teto;
    3. Rotação do tronco dinâmico;
    4. Alongamento de tríceps com cotovelo flexionado atrás da cabeça;
    5. Alongamento de punhos e antebraço;

    6. Em dupla, alongamento de peitoral: Em pé, de costas à frente do outro. O de trás irá “puxar” para trás pela região do punho, alongando o músculo peitoral do individuo que está na frente. A seguir trocam-se as posições.
    7. Agora com os dedos entrelaçados atrás da nuca, o colega ira puxar pelos cotovelos.
    8. Alongamento de flexores de punho: Os dois indivíduos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O outro individuo também na mesma posição, encostando a palma da mão com a do colega. A seguir realiza-se com o MS oposto.

    9. De frente para a parede. Esticar os braços em direção a mesma e posicionar mãos abertas na parede. Desenhar 2 pequenos círculos e depois grande círculos.
    10. De frente para a parede. Mãos na cintura. Elevar joelhos à 90º na direção da parede. Desenhar pequenos e grandes círculos com a ponta do joelho (direito e esquerdo)
    11. Estender os braços acima e controlar a respiração, finalizando a aula.

    Alongamento ritmado –

    1. Espreguiçar em cima. Em seguida girar para os lados.

    2. Pernas afastadas além da largura do quadril, elevar os braços, entrelaçar os dedos e fazer um movimento lateralmente (inclinando).

    3. Pernas afastadas além da largura do quadril, tocar com as mãos no chão ( entre as pernas) e voltar na cintura. Repita 10 vezes.

    4.Pernas afastadas, descer com as duas mãos e tocar o pé direito. Voltar com as mãos na cintura e descer no outro. (15s).

    5. Trotar em circuito por 10s.

    6.Trotar elevando os joelhos. Contar até 10.

    7. Mãos para trás, trotar elevando os joelhos. Contar até 10.

    8. Descer o tronco inclinando para a lateral (D/E).

    ALONG. RITMADO –

    1°) Apoiar o cotovelo direito na palma da mão esquerda, mão fechada, realizar movimento circular com o antebraço e vice-versa
    2°) Movimento circular de ombros para trás e para frente alternadamente (um ombro de cada vez)
    3°) Fazer movimento com a cabeça de “SIM” de um lado para o outro e depois fazer movimento de “NÃO”.
    4°) Elevar a perna com joelho flexionado e bater palma por baixo da perna, fazer este exercício alternando constantemente a perna direita e esquerda.
    5°) Apoiar em algum local e puxar a ponta do pé direito inclinando o corpo para frente e voltando à posição vertical. Repetir com a perna esquerda.
    6°) Mãos na cintura, elevar a perna direita e realizar movimento circular com a ponta do pé (Mesmo com a perna esquerda).
    7°) Segurar a perna à frente do corpo próximo ao abdome com joelho flexionado, puxar o máximo que conseguir executando movimento com a ponta do pé para baixo e para cima.

    ALONGAMENTO ESTÁTICO –

    Alongamento nº 01:
    F.: Em pé, membros inferiores unidos, membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Flexionar o tronco sobre os membros inferiores, segurando a ponta dos pés.

    Alongamento nº 02:
    F.: Em pé, membros inferiores afastados, membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Flexionar o tronco à frente, colocando as mãos unidas no solo.

    Alongamento nº 03:
    F.: Em pé, membros inferiores afastados, membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Flexionar o tronco sobre o membro inferior direito segurando no calcanhar com as mãos. Repetir o exercício com o membro inferior esquerdo.

    Alongamento nº 04:
    F.: Em pé, membros inferiores afastados, membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Agachar e flexionar o tronco lateralmente com o membro superior esquerdo sobre a orelha e o membro superior direito encostado na coxa esquerda. Repete-se para o outro lado.

    Alongamento nº 05:
    F.: Membros inferiores afastados, um para trás estendido e outro flexionado à frente.
    D.: Flexionar o tronco sobre o membro inferior flexionado, colocando as mãos ao solo uma de cada lado do pé. Repetir com o outro lado.

    Alongamento nº 06:
    F.: Em pé, dedos entrelaçados, membros superiores estendidos acima da cabeça.
    D.: Voltar as palmas das mãos para cima, forçando.

    Alongamento nº 07:
    F.: Em pé, dedos entrelaçados, membros superiores para trás do corpo.
    D.: Elevar os braços.

    Alongamento nº 08:
    F.: Em pé, dedos entrelaçados, membros superiores para trás do corpo.
    D.: Flexionar o tronco sobre os membros inferiores.

    Alongamento nº 09:
    F.: Em pé, segurando o punho do membro superior direito com a mão esquerda.
    D.: Forçar o membro superior direito contra o tronco. A cabeça vira para o lado oposto. Repetir para o outro lado.

    Alongamento nº 10:
    F.: Em pé, membro superior direito elevado e flexionado sobre a cabeça.
    D.: Com a mão esquerda forçar o cotovelo para baixo. Repetir com o outro braço.

    Alongamento nº 11:
    F.: Em pé, membro superior direito flexionado na horizontal, passando a mão direita por sobre o ombro direito.
    D.: Com a mão esquerda forçar o membro superior direito para trás. Repetir com o outro braço.

    Alongamento nº 12:
    F.: Em pé, membros inferiores unidos e membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Flexionar lateral da cabeça, levando a orelha na direção do ombro direito. Repetir para o outro lado.

    Alongamento nº 13:
    F.: Em pé, membros inferiores unidos e membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Extensão do pescoço.

    Alongamento nº 14:
    F.: Em pé, membros inferiores unidos e membros superiores ao longo do corpo.
    D.: Flexão do pescoço, levando o queixo na direção do peito.

    ALONGAMENTO NA CADEIRA –

    SIMULAÇÃO DE STEP –

    1- Pode ser utilizado o eva ou uma folha de papel.
    2- Com o material posicionado no chão a sua frente, comece subindo e descendendo colocando os dois pés.
    3- Com mesmo movimento acima, acrescente um chute para a direita e para esquerda.
    4- Acrescente também uma palma ao subir no Eva.
    5- Sobe de lado no Eva, com os pés juntos e em seguida desça um de cada vez para direita e esquerda.
    6- Sobe e eleva a perna para trás como se fosse bater o calcanhar no glúteo.
    7- Com pulos suba e desça do Eva. (pés juntos)

    OBS: Todos os movimentos são alternados.

    Alongamento Dinâmico –

    1. Iniciar fazendo a flexão e extensão da cabeça;
    2. Olhando para direita e para esquerda;
    3. Inclinado a cabeça D/E aproximando orelha do ombro;
    4. Para os ombros, fazer a elevação e soltar rápido;
    5. Fazer a rotação dos ombros, com respiração profunda;
    6. Balançar os braços para frente e para trás, para cima e para baixo;
    7. Rotação do tronco;
    8. Fazer a rotação do quadril;
    9. Pernas afastadas lateralmente, fazer flexão e extensão dos joelhos;
    10. Mesmo movimento anterior agora elevando os braços (alternado);
    11. Rotação dos calcanhares;
    12. Perna elevada e estendida, rotação do pé;
    13. Finalize com respiração acrescentando flexão plantar.

    ALONGAMENTO GLOBAL -

    1. Iniciar elevando os braços acima da cabeça e fazer a inclinação D/E;
    2. Rotação do tronco olhando para o sentido da rotação.
    3. Alongamento de tríceps com cotovelo flexionado atrás da cabeça;
    4. Alongamento de punhos e antebraço;
    5. Pernas afastadas lateralmente desçam e forcem o corpo para baixo;
    6. Flexão e extensão do joelho alternando perna direita e esquerda;
    7. Segure a ponta do pé a frente fazendo alongamento de panturrilha;
    8. Faça a rotação do pé, flexão plantar e dorci flexão.
    9. Relaxe fazendo a rotação dos ombros com elevação dos mesmos juntamente com respiração.
    10. girar o quadril. Segurar quadril na frente e tronco para trás com as mãos na cintura.

    Alongamento Ritmado axé –

    1. Coloque músicas com ritmo mais acelerado. Ivete, Babado ou Chiclete com Banana.
    2. Movimentos com os braços, alternado à cima da cabeça.
    3. Movimentos com os braços alternados à frente do tronco, gira o mesmo.
    4. Alternando os braços cruzando-os em direção aos joelhos.
    5. Elevação dos joelhos, tocando as mãos cruzadas e alternadas nos joelhos.
    6. Flexão de joelho tocando os pés com as mãos cruzadas e aliteradas
    7. Repete a série de movimentos.

  150. fernando Says:

    gostaram entre em contato pelo meu e-mail e deixa comentarios fernando.p.sousa@funasa.gov.br

  151. Luciene Silva Says:

    Oi achei um maximo este site eu tbm trabalho com ginastica laboral e gostaria de estar recebendo sempre sugestões de novas dinamica para aperfeiçoar meu trabalho.

  152. vanessa Says:

    Sou Professora de Educação Física e trabalho com laboral a 2 anos e chega uma hora que vc não sabe mais o que fazer durante as aulas. Acabei encontrando o site por acaso e está me ajudando muito.
    Estou precisando muito de avaliações/ testes para aplicar no funcionários para avaliar se a GL está sedo eficaz.

    Abraços e obrigada.

    Vanessa

    1. Luana Says:

      IDEM !

      Estou precisando muito de avaliações/ testes para aplicar no funcionários para avaliar se a GL está sedo eficaz.

  153. irene Says:

    Olá. sou educadora física trabalho com ginástica laboral em Nova Mutum MT, achei muito interressante esse site, se alguém estiver interessado em algumas dinâmicas podemos trocar informações.
    Um abraço a todos

    1. FER Says:

      OLA TD BEM..
      TAMBEM TRABALHO COM GINASTICA LABORAL, E PRECISO DE NOVAS SUJESTOES DE TRABALHO SE QUISERES TROCAR INFORMAÇOES DE TRABALHO.

      1. Luana Says:

        Olá .. sou educadora fisica e professora de GL na CEMIG em bh, gostaria de dinamicas. Tenho mto espaço e mtos materiais ex: bolinhas, bambolê, corda, colchonetes etc . .

      2. mariana Says:

        quanto vcs cobram por 20 min duas vezes por semana grata

  154. elaine Says:

    Olá esse site é muito legal estou fazendo minha monografia e gostaria se alguém tivesse umas informações sobre as atividades na ginástica laboral que eu posso dar em empresas, tirando os alongamentos e as dinâmicas.

  155. Vanessa Says:

    Sou professora de ginástica laboral e gostei muito dos exercícios e dinâmicas.
    Parabéns pelo trabalho

  156. Joice Pinheiro Says:

    Olá!legal esse site,enriquece e aperfeiçoa nosso trabalho.Sou FT.e trabalho com GL à algum tempo e realmente, as vezes surgem dificuldades em elaborar algo diferente para os colaboradores.
    Parabéns pela iniciativa!
    Aqui vai minha contribuição!
    DINAMICA: ZIP-ZAP-ZOP
    OBJETIVO:Trabalhar conscientização corporal(esquerda/direita),promover a integração dos funcionários.
    Em circulo, defina uma pessoa como zop, o da sua esquerda como zip e o da sua direita como zap.
    (é importante que o grupo ja se conheça a algum tempo)depois peça para q andem e mudem de lugar
    pare, e aponte o dedo para qualquer um
    dizendo um dos 3:zip ou zap… e a pessoa terá q
    dizer o nome do colega ( diga zip e a pessoa
    terá q dizer o nome do colega da esquerda, diga zop e ele terá q dizer o nome dele proprio, e diga zap e ele terá q dizer o nome do colega da direita)pode pedir para se misturarem novamente e repetir umas duas vezes,pode falar para quem errar o nome do colega pagar alguma prenda.

  157. Prof. Lucas Roat Says:

    Parabéns pelo site, sou do interior de SP e temos um grupo multidisciplinar que atua nas empresas há mais de 10 anos.
    Minha contribuição é um pouco mais teórica. Gostaría de lembra-los que não se dobra e nem se estica nenhuma articulação, mas sim flexione ou estenda!Tomar muito cuidado com as dinâmicas, para não fugir mto do principal objetivo da GL que é o alongamento, por mais monótono que seja o alongamento. E sempre adaptar a GL para o público alvo específico!!!

    1. irene Says:

      É isso ai Lucas, por mais massante que seja os alongamentos, não podemos esqueçer que a nossa principal meta é alongar os musculos para que se evite as tão preocupantes LER/DORT, porém contudo não podemos esquecer que com isso podemos incentivar o colaborador a melhorar as flexibilidade e tbm estimular uma melhora da qualidade de vida,. Um Abraço

  158. Jênnifer Dias Says:

    Ei pessoal, sou estudante de Educação Física e estou quase me formando, graças a Deus!!! rs
    O tema da minha monografia é Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Foi ótimo encontrar este site …
    Tenho uma dinâmica que talves possa ajudar alguns de vcs:

    O grupo deverá ser divididos em duas equipes. Cada equipe receberá uma folha em branco e uma caneta. Eles deverá escrever uma história sendo que cada pessoa terá 1 min para dar sua contribuição. No final as equipes deverão ler as histórias criadas e o professor escolherá a história mais engraçada ou mais legal. A equipe que ‘perder’ pode pagar uma prenda ou puxar o alongamento para todo o grupo. Outra sugestão e fazer com que o grupo improvisse uma rápido teatro com a históia da euqipe vencedora.

  159. Karolina Says:

    Olá pessoal!
    Tb trabalho com GL e a dificuldade maior, além de sempre estar variando dinâmicas e exercícios, ter que nos adaptar ao espaço oferecido.
    Uma dinâmica que inventei:
    Corrida das cadeiras

    Divide-se o grupo em 2 filas, o primeiro de cada fila estará sentado em uma cadeira (dessas de escritório com rodinhas) o segundo componente o empurrará ate o outro lado da sala e quem veio sentado volta p a fila p empurrar o próximo colega. As pessoas que já empurraram o colega ficam do lado da sala, oposto a fila. Ganha o grupo que tiver tds os seus componentes levados para o outro lado da sala.

    Foi muito legal esta atividade e redeu muitas risadas!

  160. andrea Says:

    Ola pessoal preciso realizar uma aula ludica para a pascoa mas não consigo encontar nenhuma atividade a respeito, a aula é para ser desenvolvida em escritorio.
    Grata
    Andrea
    meus amail
    mendes-andrea@hotmail.com

    1. souzaexpress@hotmail.com Says:

      Ola Andrea,
      Vc ja tentou o Nó Humano? Forma-se um circulo e dá-se as mãos, sempre o colega estende a mão direita e pede a mão esquerda do colega, o mesmo estende a mão esquerda e pede a direita de outro colega, vai se formar muitos braços cruzados no círculo, o objetivo é formar um círculo sem mãos no meio e sim braços ao lado um do outro…sendo que não podem soltar as mãos para formar este circulo, pode sugerir que passem por baixo ou cima dos braços, enfim que trabalhem em equipe para que tudo de certo…ok, não sei se expliquei de forma coerente…se caso não entendeu procura no google nó humano que vai estar lá blz…um abraço, espero ter ajudado

  161. juliana mendonca de barros Says:

    Olá pessoal,
    Vou começar a fazer umas atividades de GL para diminuir o nível de stress dos meus colegas no escritório em que eu trabalho…
    Tenho uma atividade simples e bem bacana..
    É o seguinte..
    Peça a todos que fiquem sentados no chão como de posição para yoga ..
    Um atrás do outro em circulo ou fila e com os olhos fechados peça que o ultimo da fila faça comece com um toque no colega da frente(PODE SER UMA MASSAGEM,TOCAR NO CABELO NO OMBRO ,FICA A CRITÉRIO)…o receptor ira passar a frente o gesto que sentiu e assim sucessivamente..
    Voce ira perceber que o gesto iniciado vai se modificando conforme eles vão passando a diante..
    Isso trabalha principalmente a percepção e concentração.
    bjs

  162. Rafaela Says:

    olá,faço parte de um grupo de dança e as pessoas estão pedindo novos tipos de dinamicas nos ensaios, estava procurando e adorei este site, vou usar muitas das atividades. Porém gostaria de algumas outras sugestões de interagir entre grupo, usando bolas, balões e outros tipos de instrumentos até mesmo com a musica. Desde já agradeço.

    bjs…..

  163. Vanessa Says:

    eu gostei muito mesmo pois quero desenvolver um projeto na escola do bairrro
    para que possa ganhar um bolsa de estudos para a faculdade,essas dicas me ajudou muinto com as aula de ginastica laboral
    e ja montei algumas aulas com mais qualidade e divertimento,parabens.

  164. junior Says:

    gostaria de receber materiais, novidades , planos de aulas ,dinamicas , atividades por email, se alguem puder me ajudar fico grato!!!estou iniciando nessa area de laboral e preciso mtooo me aperfeçoar!!

    obrigado abraço

  165. Li Says:

    Adorei as dinâmicas, pois são de fácil execução. Gostaria que me enviasse algumas dicas de dinâmicas para fazer com um grupo de terceira idade com 70 componentes.

  166. Márcia Meca Says:

    Diogo, super obrigada pelas suas dicas e atenção!!! Foi aqui onde encontrei valiosos exercícios de Ginástica Laboral, e onde conseguí tb seu e-mail… estou aguardando a dinâmica com bambolês! Abraços


  167. Olá pessoas.. quem está procurando por dinâmicas é só rolar a barrinha lateral pra cima que vai achar um monte! Não espere chegar na sua caixa de msg, ok???

    Minha contribuição:

    1. A Múmia
    Material: Rolos de Papel Higiênico
    Execução: divide-se em 2 ou mais grupos de no mínimo 3 e máximo 4 integrantes. Escolhe-se uma pessoa para ser a múmia, os outros integrantes devem utilizar 02 rolos de papel higiênico para enrolar esta pessoa, vence quem enrolar mais rápido. Deve-se cobrir toda a extensão do corpo e cabeça para ficar mais interessante. Legal ter um brinde para o grupo vencedor

    2. Academia
    Material: dicionário, papel e caneta
    Execução: Alguém deve ser a banca da vez. A banca escolhe uma palavra desconhecida no dicionário e fala a mesma para os outros integrantes, todos deverão inventar um significado para esta palavra sem comunicar entre si. Posteriormente entregarão os papéis com os significados para o responsável pela banca, este deverá ler todos os significados inclusive o correto e as pessoas votarão em qual julgar ser o correto. Ganha pontos quem votar na resposta certa e quem receber votos dos outros colegas. A cada rodada troca-se a banca.

    3. Sentidos
    Material: Venda para os olhos e vários objetos para se tatear e cheirar
    Execução: Com os olhos vendados, a pessoa tenta descobrir qual é o objeto em questão usando ora o tato e outrora o olfato. Pode-se utilizar o paladar também.

    Abraço.

  168. rey Says:

    Olá nossa muito bom mesmo!!!
    GOSTARIA DE VER QUAIS SAO O MELHORES MATERIAIS PARA SE TRABALHA COM GL…

  169. sanderley Says:

    Olá Pessoal,

    Gostei muito do site sou técnico em segurança do trabalho,e para mim é muito importante ficar por dentro deste assunto, gostaria de saber se tem como alguém me mandar algumas atividade de ginastica laboral para trabalhadores no setor da contrução civil,e com recomendações e cuidados, de como devo implantar-lá.

    Muito Obrigado, fico no aguardo.
    valeu!!!!

  170. Natália Says:

    Olá pessoal, sou fisioteapeuta e trabalho recentemente com Ginástica laboral, esse site tem me ajudado bastante. Aí vai uma dinâmica q fiz e o pessoal gostou.

    Nome: Batata quente
    Objetivo: Fazer com que os colaboradores falem onde mais sentem maior desconforto durante o trabalho.
    Como funciona: Os colaboradores devem ficar em uma roda e o professor coloca uma música bem agitada e fica de costas, os colaboradores devem ir passando uma bolinha de mão em mão rapidamente, derrepente o professor pausa a música e quem ficar com a bolinha na mão deve falar uma região onde dói, assim os alongamentos serão direcionados para aquele grupo muscular.

  171. Girley Says:

    olá pessoal, alguem tem ideia de atvidades ou uma lista de materiais p/ ginásica laboral p/ policiais e escrivãos da ploícia civil? assim q puder mando materiais tbm.
    muito obrigada?

  172. Rodrigo Says:

    Muito Bom o Site!! Logo deixarie minha contribuição.

    Abraço A todos

  173. leticia Says:

    Trabalho com ginastica laboral numa grande empresa em goias so eu n tenho muita pratica e quero que por favor me enviem dinamicas.Aguardo resposta.Obrigado!!!!

  174. Débora Says:

    Boa tarde galera!!

    Trabalhando com ginástica laboral já vivenciei várias atividades divertissimas!!

    Vai ae minha contribuição:
    Chama – se ” Banquinho da paquera ”

    dividam o pessoal do escritório em 2 grupos..
    esses 2 grupos ficaram sentados frente a frente..sendo que cada pessoa que estiver sentada terá uma outra pessoa em pé atras dela…
    a pessoa que fika em pé atras da outra que esta sentada terá que piscar para o grupo que está na frente deles sentado. A pessoa que recebe a piscada tem que tentar se levantar da cadeira rapidamente e o outro que estará em pé logo atras dela terá que ter atenção para segura – la e não deixar escapar. Muito divertida…espero que tenha tido clareza para passar a brincadeira! rs…

  175. Veridiana Luiz Kalata Says:

    OLÁ PESSOAL ADOREI O SITE….
    GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM TENHO
    QUE ELABORAR UMA ATIVIDADE C BASTÃO,
    SE PUDEREM ME AUDAR FICO GRATA.
    OBRIGADA!
    TRABALHO NA ÁREA JA FAZ 3 ANOS GL…

    1. Veridiana Luiz Kalata Says:

      O MEU IMAIL É:
      VERIDIANAKALATA@YAHOO.COM.BR

  176. analu Says:

    oiii… achei muito interessante este site!!!!
    em breve deixarei algumas praticas bem interessantes!!!
    obrigado….ate mais pessoal!!!

  177. eliane Says:

    oi pessoal

    trabalho em uma empresa de recuperação de creditos, gostaria de uma dinamica para fazer com os operadores na hora em que estao negociando para aumentar a competitividade entre eles? alguem tem alguma dinamica???

  178. Thayrlla Says:

    Olá pessoal!
    segue uma dinamica muito legal e divertida
    Objetivo: Usar a criatividade
    o prof} deverá escrever em um papel o nome de uma profissão e a cada participante entregar esse papel, cada pessoa deverá receber um papel com uma profissão diferente e não mostrar para ninguém,cada um por vez faz um exercicio que lembre a profissão que vc pegou e todos deveram adbinhar.
    Profissões legais para essa dinamica: motorista, dançarino, pedreiro, jogador, tenista…

    OBS: junto ao papel vc poderá colocar uma balinha como brinde

    favor, postem mais dinamicas
    Obrigado!

  179. Renata Says:

    Olá pessoal!!
    Amei as dicas e as dinamicas e inclusive os exercícios de GL estou na arés a 04 anos e amo muito, quem tiver dicas diversas me envia,
    fico grata!!
    Parabéns pelo site maravilhoso

  180. Renata Says:

    segue e-mail

    Quem tiver dicas e materiais pode me enviar

    Obrigada
    renatynha551@hotmail.com
    obrigada

  181. Elaine Guedes Says:

    Boa noite! Sou fisioterapeuta, não atuo nesta área, mas frequentemente sou indicada para realizar a ginástica laboral em empresas e escolas. Fiquei muito satisfeita em encontrar este site, com grandes idéias, mas mais ainda em ver como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos estão ajudando uns aos outros. É isso gente, tem espaço para todos!!! Abraços…

  182. Dayane Says:

    Muito útil tudo que li aqui
    Obrigada!

  183. cesar ferreira Says:

    oi pessoal, estou a pouco tempo trabalhando com ginastica laboral e estou gostando muito,mas estou sem ideias para realizar dinamicas por favor se puderem mandem algumas. obrigado(cesarferreira20@yahoo.com.br)

  184. kátia mamede Says:

    Olá colegas, adorei as idéias que foram sugeridas aqui, trabalho com laboral e sei o quanto temos que ser criativos para que as aulas não caiam na rotina, principalmente quando se dá aula de segunda a sexta para o mesmo grupo. Tem uma dinâmica que eu fiz que eles adoraram, é o seguinte: divida o grupo em duas equipes de mais de quatro pessoas, quanto mais gente mais interessante fica, peça que eles deem as mãos, todos em circulo, entre dois coloque um bambolê. Ao sinal eles teram que passar por dentro do bambolê sem soltar as. terminar quem chegar primeiro ao local de inicio. É muito boa, eles se divertem, criam estratégias de como passar por dentro do bambolê e ainda apredem a trabalhar em equipe e com as dificuldades do colega, que com certeza iram surgir…
    Espero que tenha contribuído
    Obrigada

  185. Jéssica Says:

    gostei muito deste site, aí vai a minha colaboração

    BALÃO NO PÉ
    Objetivo: Promover a descontração do grupo.
    O que você irá precisar:
    • Sala ampla, 1 balão para cada participante, pedaços de cordão. Aparelho de som e música alegre.
    Tempo: 10 minutos.
    O que você faz:
    1 – O facilitador solicita que o grupo fique no centro da sala, em pé.
    2 – Distribui-se um balão e um pedaço de cordão para cada participante.
    3 – Cada participante infla o balão, amarra e prende no tornozelo direito.
    4 – Inicia-se uma música e todos dançam.
    5 – Ao código do facilitador ou a uma pausa da música, podem estourar os balões dos outros.
    6 – O jogo termina ao final da música.
    Pontos para discussão:
    a) Quantos balões sobraram?
    b) Como cada um se defendeu para proteger o seu balão?
    Resultados esperados:
    Ter proporcionado o aquecimento e descontração para as próximas atividades.

    Jéssica (jessykk16@hotmail.com)

  186. leandro Says:

    gostaria de receber exercicios de ginastica laboral.

  187. CLEONICE ALENCAR Says:

    Adorei!! sou professora de Ed.Fisica, vou começar em uma empresa ministrar aulas de GL, e estava procurando dinamicas e atividade de alongamento para o grupo, bom é encontrar pessoas como vcs. beijos. amei.
    cleotoc@hotmail.com

  188. caroline silveira Says:

    a dinamica se chama viuvo:
    coloca-se as mulheres sentadas nas cadeiras,e os homens atras de pé com as maos para tras, uma cadeira ficará sem mulher somente comum homem atras dela este será o Viuvo é com ele que começa a brincadeira, disfarçadamente ele irá piscar para uma das mulheres que estão sentadas, elas deverão se levantar e sentar na cadeira dele, só que os homens que estão atras deverão estar atentos, e com um simples toque no ombro da mulher ela sabera que não pode sair dali, aquele q bobiar essa se levantará e se sentará na cadeira de quem piscou para ela, o que perdeu a mulher é o proximo viuvo.
    variação: homens sentados e mulheres em pé

  189. Crislaine Says:

    Nossa muito interessante essas dinâmicas,
    bem críativo esse site.

    Gostaria que me ajudam em alguma dinânica referente a motivação e trabalho em grupo.

    Obrigada!!

    Beijos ;**

  190. Luciana Says:

    Muito legal esses imails,mandem mais pessoal também faço GL e estou opcoes de dinamicas.

  191. mariana Says:

    Oi pessoal! Ótimas as dicas de dinâmicas… chega uma hora que esgota os estoque e é mto bom compartilhar as experiências.

    Uma atividade mto legal é fazer uma roda e uma pessoa ficar no centro, esta deve firmar os pés no chão e soltar o corpo nas mão dos outros colegas da roda, que devem estar bem juntos e firmes para aparar o corpo do indivíduo do centro e joga-lo de um lado para o outro. É uma sensação mto boa.
    É uma atividade que trabalha a confiança em relação aos colegas de trabalho.

  192. Camila Says:

    Olá,sou estagiaria de Fisioterapia,e estou trabalhando com a GL,mas estou meio perdida em como elaborar as aulas,de como incrementar dinâmicas,pois sei que com o passar do tempo a GL pode virar monotonia.Amei esse site,tem muita coisa interessante.Se alguem puder me AJUDAR.Desde já agradeço!!!
    camila.oliveira3588@terra.com.br

  193. Cris Rosa Says:

    Ola Pessoal…. Amei estarei selecionando minhas dinamicas e contribuindo sim com este site mara!!!!
    Bjim!!!


  194. Gente, estou muito feliz de ter encontrado esse site.
    Muito bom poder trocar idéias e experiencias. Amei…

    Aqui vai a minha contribuição
    10. Formar um grande circulo para a brincadeira da anteninha.
    Inicialmente o professor iniciará uma contagem e destinará um número para cada participante (começando no numero 1 e terminando com o ultimo numero. O professor deverá estar no círculo.
    O professor começara a brincadeira falando, anteninha (falar o seu número) chamando anteninha (falar um numero aleatório). O Número que foi chamado deverá elevar e balançar as duas mãos como se estivesse dando tchau. Os colegas que estiverem a direita e a esquerda da anteninha chamada, deverão elevar a mão do lado da anteninha chamada e fazer o mesmo movimento. A anteninha chamada irá chamar outra, e assim sucessivamente. Acabe a brincadeira quando boa parte ou todos estiverem participado.
    Finalize pedindo que todos se abracem.

  195. Cyntia Says:

    Segurem a minha dica:

    O grupo em círculo e de mãos dadas.
    Numerar os integrantes com números “1″ e “2″ alternadamente para que sejam formadas duas equipes neste círculo.
    Se puderem usar alguma forma de identificação das equipes, melhor (ex: colete, fita colorida, etc).
    Coloca-se uma bola no meio do círculo e estes deverão fazer gol entre as pernas do adversário que deverá estar atento para fechá-las, fazendo a defesa. Vence a equipe com mais gols.
    O círculo poderá se deslocar lateralmente sem problemas, dessa forma ficará mais dinâmico e difícil.
    É muito divertida e todos gostam.

  196. caroline Says:

    Segue uma dica.

    Objetivo: trabalhar a memória.
    dar para cada aluno dois objetos, sendo um de cada cor, ex. azul e amarelo.
    o professor deve passar uma tarefa. ex. levantar a bola azul, aí os alunos repetem. e o professor vai somando um movimento até formar uma sequencia de 8 a 10 movimentos. ao final são poucos os que fazem toda a sequencia direitinho, a maioria se perde no meio, mas se divertem…
    Pode colocar papel colorido no chão e eles fazem os movimentos com os pés.

    beijos

  197. Carol Says:

    Olá gostaria de saber alguma atividade que trabalhasse a confinça na Ginástica laboral.

    Obrigada.

  198. Gilda Says:

    MUITO BOM, ADOREI,,,, ME FORMEI AGORA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTE SITE ME AJUDOU BASTANTE PARA TRABALHAR COM GINÁSTICA LABORAL… QUEM TIVER MAIS DICAS PODE ME PASSAR MEU EMAIL É GILDAAP@YAHOO.COM.BR
    AI VAI UMA DICA:DINÂMICA DOS CRACHÁS
    Os participantes devem estar todos a vontade pelo espaço cada um com um crachá, cada um deverá estar escrito algo, como por exemplo: me dê um beijo, me dê um abraço, um aperto de mão, imite um cachorro, dance, pule, grite, imite um coelho, imite um passaro, diga bom dia, diga boa tarde, olá etc,…. o capacitador deverá distribuir um crachá para cada participante o qual deverá colocar o cracha no pescoço virado para que o outro não veja o que está escrito em seguida o capacitador deve tocar um música bem agitda e pedir que os participantes dancem andandando pelo espaço… quando a música parar um deve parar em frente ao outro e virar o crachá, o que tiver escrito o que tiver na frente deverá fazer… a dinâmica continua até que queiram parar.. é muito divertido…
    ESPERO TER AJUDADO
    ABRAÇO

    1. Priscila Says:

      SHOW MUITO BOA DA PARA CIAR SITUAÇÕES ENGRAÇADAS E MELHORAR MUITO EM AMBIENTE ONDE O PESSOAL É MAIS FECHADO
      ABS

  199. Carla Says:

    Oii, primeiramente queria dizer que adorei o site. Me ajudou muito. Terça feira inicio ginastica laboral em uma empresa e estou montando o treinamento para os monitores!

    Quem tiver dicas e material e puder enviar no meu email ficarei agradecida.

    Minha colaboração:

    Explicar ao grupo quer eles terao que falar uma palavra varias vezes e o professor fará uma pergunta a qual eles tem que responder imediatamente.
    Fazer o grupo repetir alto e todos juntos a palavra uva…… UVA UVA UVA UVA UVA UVA UVA UVA… varias vezes. Ai o professor pede: QUEM NAO CASA É:………. automaticamente todos responderao viuva……….e na verdade quem nao casa é SOLTEIRA!

  200. Francielly Binotto Says:

    olá,gostaria de compartilhar uma dinâmica muito animada que com certeza da mt certo.
    vc precisa de um lugar amplo, uma bola dessas grandes bem leves de criança, e dois lençóis.
    forma dois grupos se possível com o mesmo número de participantes, cada grupo terá o seu lençol(preferência lençol de casal),o objetivo da brinacadeira é o grupo achar a melhor forma de passar a bola para o outro grupo usando o lençol e o outro grupo por sua vez não pode deixar a bola cair no chão,vale de tudo para pegar a bola….
    é uma brincadeira super divertida, ganha o grupo que menos deixar cair a bola no chão.

  201. Ludmila Says:

    Adorei o site gostaria de receber mais dicas e orientações da Ginástica Laboral!
    Obrigadaa!

  202. Kátia Kelly Almeida - FISIOTERAPEUTA Says:

    DINÂMICA EM GRUPO PARA GINESIOTERAPIA LABORAL
    NÚMERO DE PARTICIPANTES: INDEFINIDO
    PEDIR PARA OS PARTICIPANTES FICAREM EM UM CÍRCULO, EM SEGUIDA DISPONIBILIZE PAPEL E CANETA E PEÇA PARA CADA UM ESCREVER UM SONHO QUE GOSTARIA DE REALIZAR, DEPOIS ENTREGUE UM BALÃO PEÇA PARA DOBRAR O PAPEL E COLOCA-LO DENTRO DO BALÃO E ENCHE-LO ENTREGUE A CADA PARTICIPANTE UM PALITO COM PONTA AFIADA (PODE SER PALITO DE DENTE) E O COMANDO É O SEGUINTE: CADA UM DEVE PROTEGER SEU SONHO. ENTÃO VOCÊ ESTOURA O PRIMEIRO BALÃO E OS DEMAIS INTEGRANTES VÃO ESTOURAR O BALÃO UM DOS OUTROS ATÉ NÃO FICAR MAIS NENHUM BALÃO CHEIO, FICA MAIS DIVERTIDO SE OS PARTICIPANTES CORREREM, POIS VÃO ESTAR SE EXERCITANDO QUE É O OBJETIVO DA G.L. NO FINAL PEDIR PARA CADA UM RECOLHER UM PAPEL NO CHÃO E LER O SONHO DO COLEGA, NÃO HÁ NECESSIDADE DE SE IDENTIFICAR.
    MORAL DA DINÂMICA: É QUE EU NÃO PRECISO DESTRUIR O SONHO DO MEU COLEGA PARA CONQUISTAR OS MEUS.

    KÁTIA KELLY – FISIOTERAPEUTA JOÃO PESSOA PB

  203. eleno Says:

    VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM

    OBJETIVOS: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.

    MATERIAL: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco).

    PROCESSO: 1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. ( o que fará facilmente).
    2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe
    (será um pouco mais difícil).
    3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
    4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
    Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

  204. Daniela Simões de Faria Says:

    Sou estagiária de Segurança do Trabalho,sei que não posso aplicar exercícios laborais, porém a empresa que trabalho atualmente não tem prfessor de educação física, e não deseja investir em um. Gostaria de saber se posso realizar alguma dessas dinâmicas, e existe algum tipo de alogamento que posso orientar os colaboradores realizarem?
    Porque estam reclamando de muitas dores.
    Caso alguém possa me auxiliar agradeço.

  205. Tatiane Duarte da Silva Says:

    Adorei as dicas sou professora de Educação Física e fui convidada para participar de um projeto com Ginástica Laboral na escola em que trabalho para os professores e o as dicas irão me ajudar muito.

  206. Larissa Wiggers Batista Says:

    Adorei o site. Bom comecei a trabalhar com ginástica laboral e gostaria de saber se alguém tem exercícios e dinâmicas que possa me enviar, ou então sugestões de alguns outros sites que tivesse exercícios e dinâmicas.
    Valeuu

  207. Fabricio Says:

    achei muito bom o site, gostaria de colaborar com uma dinamica que eu aplico e o pessoal gosta bastante.

    objetivo: desenvolver a coordenaçao motora, lateralidade, integraçao e a distraçao dos colaboradores.

    Procedimento: O professor pedira para os colaboradores se dividirem em duplas um de frente para o outro, um da dupla devera realizar uma ação e a outra pessoa da dupla devera imitar. Se a pessoa que esta executando a ação levantar o professor direito a outra pessoa também devera levar o braço direito.
    Isso confundi bastante eles, por a maioria deles tende a fazer como espelho.

  208. Helena Says:

    Adorei este site, concerteza esta contribuindo com todos da profissao.
    Caso tenham alguma dinamica criativa, favor me repassar pois estarei buscando publicar e compartilhar com todos que precisem.
    Busco dinamicas para terapia ocupacional com idosos. Sou professora de educacao fisica e pos graduada em Gerontologia.

    lenasaa@msn.com

  209. Roberto Mendes Olimpio Says:

    Site maravilho, mto bom mesmo,gostaria de receber material de GL ex: musicaS, dinamicas, exercicios Grato Roberto

  210. ELaine Cristina Says:

    Gostei das dinamicas, vou aproveita-las em minhas aulas, e segue minha contribuição:

    Só perguntas
    Divide-se em 2 grupos, os 2 primeiros começam um diálogo só com perguntas quem ficar sem resposta vai pro final da fila.

    Abecedário
    Um aluno sugere um lugar e começa uma história, na seqüência cada aluno fala uma frase com as letras do alfabeto em ordem até chegar a letra z.

  211. Maiki Daiani Darolt Says:

    Estava aqui pesquisando no google sobre ginástica laboral e encontrei este site. Eu trabalho há 7 anos com ginástica laboral, amo trabalhar nessa área e sempre procuro inovar, e achei super interessante o site e as dicas de colegas de profissão.

  212. hellen Says:

    OLÁ, PESSOAL, TRABALHO COM GL A ALGUM TEMPO E ADOREI AS DINAMICAS.
    GOSTARIA DE SABERE O QUE VCS ESTÃO USANDO PARA MEDIR A EFICACIA DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR VCS? ME DA UMA DICA….Estou precisando muito de avaliações/ testes para aplicar no funcionários .

    Abraços e obrigada.

  213. hellen Says:

    OLÁ, PESSOAL, TRABALHO COM GL A ALGUM TEMPO E ADOREI AS DINAMICAS.
    GOSTARIA DE SABERE O QUE VCS ESTÃO USANDO PARA MEDIR A EFICACIA DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR VCS? ME DA UMA DICA….Estou precisando muito de avaliações/ testes para aplicar junto aos funcionários .

    Abraços e obrigada.

  214. natalia Says:

    nossa vcs salvarão meu trabalho de escola o melhor site que achei foi esse muito obgd

  215. Debora Says:

    Olá, tenho uma dinâmica para ajudar na concentração e atenção…
    Inicia com uma historinha com cores… Você dividirá em duplas os trabalhadores, um da dupla será o verde e o outro o vermelho, um de frente para o outro com os braços estendidos, e todas as vezes que disser a respectiva cor do participante, este irá bater na mão do colega:
    Dinâmica 1 – Objetivo: atenção
    Você irá ler a história:
    Esta é a história da chapeuzinho verde.
    Uma menina muito bonita com longos cabelos pretos, bochechas rosadas e lápis vermelho.
    Chapeuzinho verde tinha uma prima, a chapeuzinho vermelho. As duas meninas precisavam levar comida para a vovozinha que morava longe e estava doente, sem força para cozinhar e fazer bolo.
    A mãe da chapeuzinho verde trouxe uma espécie de sacola azul que tinha abacate verde, suculentos tomates vermelhos, carnes vermelhas, ovos brancos e vermelhos, vegetais verdinhos, além de pimentões verdes, vermelhos e amarelos.
    Quando a chapeuzinho verde encontrou a chapeuzinho vermelho, foram logo separando mais algumas coisas para a vovozinha, uma manta vermelha e roxa, um sapato verde e uma blusa verde e vermelha.
    Com muita bondade, Chapeuzinho vermelho resolveu levar algumas de suas roupas vermelhas e brancas e um sapato vermelho e outro rosa para ficar um tempo cuidando de sua avó. Assim também, a chapeuzinho verde, pegou seus vestidos e saias verdes e brancas e um sapato preto.
    Ao chegarem na casa da vovozinha, esta ficou tão feliz com suas netas que seu rosto pálido, começou a ter um tom mais vermelhinho e seus olhos brilhantes e verdes, voltaram a realçar seu olhar.
    Logo, elas perceberam que a doença da vovozinha era saudade, e que um belo passeio pela paisagem verde, com flores rosas, amarelas e brancas, traria um belo sorriso em seu lábio vermelho.

  216. Fabrício Dias ( Educador Físico) Says:

    muito interessante o site, nos ajudar a execulotar uma boa aula de laboral, gostaria de mas dinâmicas com materias, obgd.

  217. Lucas Rieth Says:

    Legal essa página!
    Valeu pela ajuda!
    Assim que possível também contribuirei!
    Grande abraço a todos!

  218. Rose Says:

    Adorei este site, as dinamicas sao praticas, sem muitos mateirais, faceis de aplicar em um grupo no trabalho.

  219. LILI VIEIRA Says:

    Muito legal a iniciativa do site. Só assim teremos sempre novidades. Segue uma dinâmica.
    Colocar uma música animada. Pedir a todos para dançar livremente, assim que o som parar todos terão que formar duplas e juntar a parte do corpo indicada pelo professor. EX : mão direita com mão esquerda, da um tempinho e reinicia a atividade. Pedir para mudar sempre os pares. Continuar a atividade ate que trabalhe todo o seguimento do corpo.
    Objetivo: Trabalha a socialização, Trabalhar conscientização corporal(esquerda/direita),promover a integração dos funcionários e respito mutuo
    Gostaria de receber dinâmicas, sou formada em educação física trabalho com idosos e educação infantil.

  220. ANDRÉIA Says:

    Sou professora de Educação Física e atuo com GL em Querência MT , a três anos , quero parabenizar o idealizador desse site .

  221. Fábio Brito Says:

    Boa tarde a todos!

    Sou profissional de Educação Física, e acabei de conhecer o site. Já absorvi e coloquei no planejamento as dinamicas de vocês que, por sinal, são otimas! Lanço um desafio para vocês:
    Amarre com barbantes um colaborador (aluno) fazendo uma amarra num pulso e outra amarra no outro. Coloque outro colaborador a frente deste e amarre-o da mesma forma, só que o barbante deste você irá passar entre o barbante do outro colaborador. O desafio é: Eles tem que se soltarem SEM desatar os nós nos pulsos e SEM arrebentar o barbante. É hilário!! Só tem um jeito de se soltar, mas conto só pra você que se interessar. Bjs. Profº Fábio Brito.

    1. natalia Says:

      como se solta???rs

    2. KeKa Says:

      Como solta????????????

    3. gilvan Says:

      olá prof.Fabio Brito, olha adorei essa sua dinamica, mas fiquei curioso como todos do site, como faço para que vc me mande, ela meu imail
      mharesia@hotmail.com

      1. regiane Says:

        Olá Prof. Brito sou fisioterapeuta, ministro aula de ginastica laboral em uma empresa, e gostei mutio deta dinamica, e gostaria de saber como que se soltar?!!
        meu email é regianecsribeiro@hotmail.com

    4. Karol Says:

      Poxa, gostei..me mande o email com a resposta. Grata
      (karolmourato@hotmail.com)

    5. Livia Says:

      Fiquei interessada na solução! Se possível, por favor me mande.
      liviaa.msn@hotmail.com
      Obrigada

    6. Patricia Says:

      oii.. sou professora de educação física e tbm trabalho com ginastica laboral.. gostaria muito de saber como soltar ! meu email é paty_molinari@hotmail.com.. muito obrigada!

    7. Sérgio Tessaro Says:

      Boa tarde Professor Fábio:

      Sou fisioterapeuta e me interessei por essa idéia e gostaria de saber como solucionar a saída, agradeço pela atenção desde já!

      Sérgio Tessaro dr.tessaro@hotmail.com

    8. Ivaldo Says:

      por gentileza, como eh q se solta?
      im.cf@hotmail.com
      por favor me diga ai no email!

    9. Cristiane Says:

      Como Solta? Trabalho com jovens aprendizes e gostei bastante. Estou pensando em utilizar com eles em sala de aula! Mas tenho q saber como solta, né!? rS Meu email: kitianny@gmail.com
      Desde já obrigada!
      : }

  222. luísa Says:

    ola! mto legal este site…sou estudante de educacao fisica e faco estagio em GL. gostaria de dinamicas, levando em consideracao que os grupos sao enormes e ha pouquissimo espaco para a execucao da GL. mtooo obrigada!!!


  223. oláaaa pessoas,

    Dinâmica para saber o que os colegas de trab pensam umas sobre as outras:

    sentam em circulo, cada pessoa com um papel e uma caneta.
    Cada pessoa irá escrever seu nome no papel e passar adiante (ou para a esquerda ou para a direita – o prof escolhe); a pessoa seguinte lerá o nome e escreverá uma qualidade boa desta pessoa e assim por diante até que o papel volte à mão do dono.

    Explicação Final: as vzs trabalhamos com tantas pessoas e não temos a mínima ideia do q pensam de nós….. e as vzs corremos tanto que não temos a oportunidade de dizer ao proximo o que pensamos dele “elogios”… ou até por vergonha, e esta brincadeira dá um “up” na pessoa que lerá as qualidades q até mesmo ela não sabia que tinha….

    Paty Pink
    brincadeirasedinamicas.blogspot.com
    Enviem sugestões para este blog tb…..

  224. Amália Bustorff Says:

    Olá! Começei a trabalhar com GL recentemente e criei uma dinâmica com bexigas que ficou muito legal.
    Seguinte: Cada colaborador ficará com sua bexiga (cheias de ar) entre as pernas e farão uma fila indiana. Daí você irá pedir para que eles simulem um “trem”, colocando as duas mãos nos ombros do colega da frente. Ao seu comando o trem se movimentará, porém se um dos vagões (colaborador) descarrilhar haverá uma punição pro grupo todo. Isso ressalta a importância do trabalho em equipe, da união entre o grupo, etc.
    Fiz meus comandos colocando a palavra “trenzinho” antes da direção… dois pra frente ou dois pra direita, esquerda, para trás… Então seria “TRenzinho, dois pra frente!” Imediatamente eles tem que dar dois saltos curtos pra frente. E assim o trem se movimenta de acordo com os comandos. É interessante falar os comandos rapidamente pra aumentar a dificuldade. Isto estimula a velocidade do ráciocinio, a importância do saber ouvir, etc.
    REgras: A bexiga não pode cair e todos devem se movimentar ao mesmo tempo. Basta um errar a direção e todos pagam. No meu caso, como trabalho com trabalhores braçais, pedi que fizessem marinheiros e foi MUITO ENGRAÇADO. Eles se divertiram bastante e eu também. Mas vocês podem adaptar a punição de acordo com o perfil dos grupos de vocês.
    Outra dica: Caso fique fácil (acho difícil), vocês podem fazer um trocadilho nas direções, ou seja, quando você dizer “frente” na realidade quer que eles se movimentem pra trás. Se disser “direita”, quer que eles se movimentem para a esquerda e assim por diante. Não tem erro, eles vão errar ! =)
    No meu caso, no final da dinâmica eles conseguiram acertar todos os comandos e foi muito legal vê que o trabalho em equipe venceu.
    Depois dessa eles vivem pedindo para que eu faça mais dinâmicas com eles e esse site está ajudando muito, PARABÉNS! =)

  225. Diogenes Lopes Says:

    Adorei o conteúdo.
    Sou professor de E.d Fisíca e estou iniciando alguns trabalhos na area.

    Parabens pelo site.

  226. lany Says:

    são leais mais eu queria que envolvesse a audição algo mais complexo

  227. DANIELLA Says:

    PARABÉNS AO SITE! MUITO BOM…..

  228. Sara Coimbra da silva Says:

    Olá, sou professora de educação física adorei suas dicas de ginastica laboral me ajudou na minha pesquisa na faculdade. beijos Sara Coimbra

  229. Kamilla Says:

    Adorei o site de vocês. Me ajudou muito nas aulas!

  230. Gabriel Sapucci Says:

    Olá sou estudante de Ed. física e tenho uma dinâmica em grupo q eu acho bem legal.

    Ela é como se fosse um jogo de volei só q são usadas toalhas para servirem de impulso para as bolas ou seja é como se fosse um jogo normal só q com o dobro de jogadores pois necessitam de dois para segurarem a toalha e o jogo é jogado normalmente, com rede, bola normal de volei.
    Trabalho em equipe é indispensável nesse jogo pois se um errar na impulsão a bola não passa da rede. E as regras de quantas impulsões poderão ser dadas vai de vocês.

    Espero q tenham entendido se não eu explico novamente.

  231. Elianes Alievi Says:

    Olá Pessoal! Sou professora de Educação Física e trabalho também com Ginástica Laboral na cidade de Montividiu – GO. Adorei o site. Parabéns pela iniciativa. Portanto, deixo aqui uma contribuição na forma de uma dinâmica, a qual realizei com minhas turmas e foi de grande valia para todos melhorando muito as aulas.

    Dinâmica com bola: 1 ou 2 filas.
    -Iniciar a bola com o primeiro da fila;
    -Passar a bola para o colega que está atrás com os braços acima da cabeça;
    -Reiniciar a bola com o último da fila, pernas afastadas;
    -Passar a bola por baixo das pernas para o colega que está na frente;
    -Reiniciar a bola com o primeiro da fila, pernas afastadas;
    -Passar a bola por baixo das pernas para o colega que está atrás;
    -Reiniciar a bola com o último da fila, passando a bola para o colega que está na frente com os braços acima da cabeça.
    -Chegando a bola ao primeiro da fila, reiniciar com a bola em zig-zag, ou seja, o primeiro da fila passará para o que estiver atrás,ou seja o segundo, pela direita na altura da cintura, este pegará a bola e o passará para o terceiro, pela esquerda e assim se fará com todos sucessivamente. Quando chegar ao último da fila, este reiniciará a dinâmica da mesma forma passando a bola para o que estiver a sua frente.

  232. eloisa - sinop Says:

    a ideia do blog é muito boa meus parabéns
    mas o que eu mais vejo aqui são pessoas pedindo para que: me mandem dinamicas, comecei agora, preciso de exercicios, eu acho legal a troca de informações, mas o profissional que quer crescer tem que ir atraz procurar em livros adaptar exercicios, para o seu tipo de aluno, ai que consiste o aprendizado, vc ir atraz e vc montar seu acervo de exercicios e dinamicas.
    Se sempre vcs copiarem tudo a criatividade vai diminuindo. Tenho algumas dinamicas que não estão aqui. os professores de ed. fisica, aprendem muitas brincadeiras para se fazer com crianças, é só fazer adaptação das mesmas que vcs tem material pra mais de ano. Desde da brincadeira de fazer duas filas passar bola pelo meio das pernas e o ultimo trazer bola pra frente passando pelos colegas um pela direita um pela esquerda.
    tentem criar alguma coisa para vcs poderem falar eu usei a minha criatividade nessa dinamica nesse exercicios não eu copiei da net.
    obrigada.

  233. Adriana Muniz (Psicologa - RH) Says:

    BEXIGA

    OBJETIVOS: Integração, propiciar a discussão sobre o trabalho de equipe, feudos, cooperação e visão sistêmica.tempo estimado 2 horas – para 15 a 30 participantes.

    MATERIAL: Uma bexiga para cada participante, uma mensagem dentro da Bexiga e um palito de dente

    DESENVOLVIMENTO: entregar para cada participante uma bexiga, pedindo que eles a encham e dêem um nó na ponta. Todos são solicitados a dirigirem-se para o centro da sala e brincarem com as bexigas, batendo com a mão. A única regra é: Nenhuma bexiga pode cair no chão. (bexiga representa – trabalho/)
    Após um pequeno tempo, o instrutor deve começar a retirar as pessoas (discretamente dizendo este esta de férias, este esta de licensa), tirar metade das pessoas mantendo, contudo, suas bexigas em jogo.Metade da equipe tentando manter todas as bexigas no ar.

    QUESTÕES PARA DISCUSSÃO :

    O que aconteceu conforme as pessoas foram sendo retiradas?
    Como vocês se sentiram?
    Qual a importância de cada um dentro da equipe?
    Qual o papel de cada departamento dentro da empresa?
    Qual a importância da cooperação?

    (Completar as bexigas se estiver faltando uma para cada participante.)
    Dar continuidade

    Após 1º discussão mantenha equipe em circulo, entregue um palito de dente para cada participante, informar que dentro da bexiga tem um papel que se por acaso ela estourar este papel deve ser guardado, pois utilizaremos.
    Entregar um palito de dente para cada participante.Informar que a pessoa que manter a sua bexiga sem estourar por último ganhara um prêmio. Falar alto. Podem Iniciar, a tendência é estourarem as bexigas dos colegas. (Completar as bexigas se estiver faltando uma para cada participante.)

    QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:

    Recolocar a ordem dada e questionar se em algum momento foi colocado que somente um deveria apresentar a bexiga cheia, se foi solicitado que estourassem a bexiga do colega?
    Dentro de um grupo o que é mais importante a competição ou a cooperação?
    Como alcançamos a cooperação?
    Qual a importância da relação ganhar dentro do grupo? e da Empresa? Quais as possíveis implicações deste tipo de atitude para o indivíduo? Para o grupo? E para a empresa?
    Como podemos minimizar a competição natural?
    Qual a diferença de competição saudável e não saudável?
    O palito foi à arma, temos arma de falar do outro, invés de cuidar do nosso trabalho, assim como pessoas se preocuparam em estourar a bexiga do outro e não proteger a sua.

    O que vocês acham?

    Ao final cada um tem um papel com uma palavra que estava dentro da bexiga, utilizem esta palavra para dizerem aos colegas o que significa dentro desta equipe, dentro do dia a dia do nosso trabalho.

  234. Adriana Muniz (Psicologa - RH) Says:

    Não esqueçam as palaveas devem ser conforme o objetivo no caso profissional exemplo: equipe, venda, cliente, departamento, sondagem, empatia – pode-se utolizar palavras utilizadas emtreinamento caso tenham passado por um,

  235. Bernadete Melo Says:

    Olá,gostei muito do site,sou técnica em segurança no trabalho,e sempre procuro diversificar as GL.

  236. Rosanália Brito Says:

    Adorei esse site … ótimas dinâmicas … sou de João Pessoa – PB … fazem 2 meses que comecei na área de GL …estou adorando … e sempre procuro motivar meus alunos a participarem das aulas … seja alongamento , massagem ou Dinâmicas recreacionais ;)

  237. Leidiane Says:

    Uma dinâmica legal que trabalha atenção, agilidade e tempo de reação, além de ser bem descontraída:

    Em círculo, sendo que todos devem estar numerados e memorizar o seu número. O professor vai ao centro da roda lança uma bola para cima e ao mesmo tempo fala um número, sendo que o número chamado deve tentar segurar a bola antes que a mesma toque o solo, será a vez do número chamado então falar outro número dando seguimento a brincadeira. Produz boas risadas.


  238. [...] o outro (pode ser em pé ou sentado), e que falem ao mesmo tempo, trocando informações sobre eles mesmos, mas o principal é que os dois de cada dupla falem [...]

  239. Sil Says:

    Olá pessoal, gostei muito das dinamicas, mas lembrando que a laboral não é só brincar, precisamos fazer exercícios e alongamento também que é o principal objetivo da ginástica. Iniciei agora com Laboral e sei que não é facil, pois tem que ter muita criatividade, muitas vezes acabamos enjoando dos alongamentos, mas é só variar de vez em quando, exemplo na cadeira em pé, na cadeira sentado, em dupla com cadeira, em dupla de mãos dadas, na parede, no colchonete individual e em dupla e inumeras outras atividades.
    Estou aberta a troca de idéias quem quiser entrar em contato fico no aguardo. Abraços e boa aula a todos.
    Orientadora Física Sil.

    1. Carol Duarte Says:

      ola Sil será que poderiamos trocar umas ideias…cacaduarte1@hotmail.com

  240. joao Says:

    pessoal alguem pode me dizer 2 exercícios de membros superiores e inferiores

    1. João Santos Says:

      Ola joão eu tambem mim chamo joão. Sou adm. mas com orientação de um fisioterapeuta eu lidero um grupo com a GL. o que voce quer pode ser o seguinte. Apoiando em outro colega puxe o joelho para cima deixando-o paralelo ou trnco e conte ate 30 e depois pata traz segurando nos pes esticando para traz e faça a contagem com as duas permas. voce tambem pode fazer esticar as maos para cima como bailarinos ficando nas pontas dos pés e conte ate 30 o outro e na mesma posição baixando e levantando os pés e contando. Espero que tenha entendido. um abraço

  241. Carol Duarte Says:

    Ola Pessoal sou professora de ed fisica e trabalho com G.L em um hospital sendo bem sincera a participação é bem baixa a maioria das minhas aulas são execultada por 1 á 5 alunos e quando participam, mais obtive um enorme sucesso no hospital inteiro com esse jogo.

    o jogo se chama JENGA a famosa torre de madeiras que vc tira peça de baixo e a encaixa ao topo da torre sem deixa -la cair, meios que utilizo pra verificar o campeao é o temppo da aula dele eai eles tem que mover o maiornumero de peças sem deixar a torre cair. tenho como premição doces ou então para o setor campeão 40 minutos de massagem e utilizo o anfitatro e deixo o mesmo decorado com pouca luz e musica que relaxa.

    Mais peço ajuda para me darem informaçoes pois estou chegando a um momento de estar sem ideias.

    email. cacaduarte1@hotmail.com

  242. Mary Espindula Says:

    Ola galera amei o site!!! Mas não podemos esquecer do nosso objetivo que é alongamentos e exercícios… então vamos ver qual as dinâmicas que poderemos utilizá-las… por ex: batata quente poderemos ficar em circulo bem afastados um dos outros e passar a bolinha com os braços bem estendidos tanto para a esquerda como para a direita, por cima da cabeça, por baixo da perna… quando a batata queimar na mão de alguém… o mesmo sugere um alongamento para todo o grupo fazé-lo… assim estaremos brincando e alongando…eu tenho 10 min para cada turma… então uma vez por semana eu faço uma dinâmica sempre com movimento e tiro 2min no final para alongar em grande grupo: círculo com mãos dadas de frente um segurando o outro, em seguida todos do circulo com braços cruzados dão as mãos e se jogue para trás( com calma) com pescoço para trás e olhos fechados, é bem gostoso….virados para fora ainda no grande circulo de mãos dadas estiquem os braços, em circulo de mãos dadas e joelhos semi-flexionados e umas 3 respirações…. ai sim da para trabalhar uma dinâmica rápida…… com certeza precisamos nos ajudar porque não é fácil fazer com que todos os colaboradores façam alongamento temos que rebolar para agradar todo mundo… ufa até agora to conseguindo não deixar cair na rotina… mas é difícil bjuuus a todos….

  243. Juliana Marcondes Says:

    adoreiii o site, peguei varias dicas. Começo a trabalhar com GL semana q vem e já estou montando minhas aulas, logo posto minha experiência

  244. Rochelle Says:

    Rochele Coutinho
    Sou professora de Educação, adorei as sugestões, com certeza irei aproveitar bastante para elaborar minhas aulas de GL. Quem tiver outras dinâmicas interessantes agradecerei bastante.

  245. ADRIANO F ROSA Says:

    Que beleza de site, adorei saber que vários professores de EF e fisioterapeutas trocam idéias para atividades de GL, parabéns. Prof. Adriano

  246. Mana Says:

    Oi pessoal tenho uma dinamica muito boa para o mes de junho mes de festas juninas…coloca umas musica juninas de quadrilha,em dupla vc vai narrando a quadrilha mais usando exercicios,exemplo começo a quadrinha em circulos e em dupla vai andano rapido,na ponta do pe,bicicleta estacionaria…depois faz o tunel,nessa hora faz o alongamento em dupla de mmii em dupla,alongamento de peitoral em dupla,e coluna lateral,ai o pessoal passa em baixo do túnel,volta fazer o circulo normal sem dupla,um atraz do outro e fala olha a cobra ai pede pra eles pularem 3 vezes, ainda eim circulo fala olha a chuva e levantas os dois braços pra cima alongamento ja passo,..ai vc vai inventando..

  247. LADYODEYSE SANTIAGO Says:

    Adorei o site! Parabéns mesmoooo…Em poucos momentos lidos, já me ajudou bastante. E percebi o excelente profissionalismo.

  248. Julie Leizer Says:

    Bom dia!

    Adorei as dicas, trabalho com laboral há 5 meses, vou contribuir também:

    Segue link do video, mas podem modificar.

    Eu eu a música estranho cupido que é mais animada, meus alunos adoram, e também formo um circulo.

  249. franciele Says:

    Gente alguém sabe o minimo de pessoas que precisa na dinamica nó humano?

  250. Francisca Says:

    Gostei muito de todas…

  251. Fernanda Says:

    Adorei o site,fui convidada para passar aula de laboral na empresa em que trabalho e 1 x por semana tenho que passar alguma dinâmica,como nunca trabalhei com isso este site esta me ajudando muito.Lamento não ter nada para deixar aqui como dinâmica.Estou aceitando sugestões de dinâmicas onde façamos individualmente já que são poucos os funcionários onde trabalho.Meu e mail fernandaschlichting@hotmail.com
    Obrigada e abraço a todos.

  252. scheila Says:

    ola…trabalho com Gl também, tenho algumas brincadeiras:
    Bambolê: todos em circulo de mãos dadas coloca dois bamboles entre as maos e tem passar por dentro dele sem soltar as maos quando os bamboles se encontrarem em alguem paga-se um mico…ja fiz e as minhas alunas gostaram muito!

  253. adriano rosa Says:

    Dou aula de GL em uma revenda de automóveis em Pelotas\RS RENOVEICULOS, realmente a criatividade, motivação são desafios grandes em nosso trabalho mas vamos lá gente arregacem as mangas e vamos trabalhar, assim que poder vou colocar algumas dicas, ok, abraços.

  254. Eduardo Says:

    Sou professor de Educação Física e trabalho com Ginástica Laboral.
    Primeiramente gostaria de parabenizar o site e seus visitantes quem quiser compartilhar entre em contato pelo email.

    E ai fica a minha dinâmica:

    O gato e o rato
    Em círculo de mãos dadas, um ficará dentro que será o rato e outro fora o gato, ao sinal o gato deverá tentar pegar o rato, e o grupo deverá proteger o rato não deixando este entrar no círculo pegar o rato, caso o gato consiga entrar, o rato sai do círculo e o grupo tentará impedir o gato de sair.O tempo estimado do gato pegar o rato é de 3 min.após trocar o gato e o rato.
    Variação:Para dificultar mais a atividade poderá colocar 2 gatos e 2 ratos.

  255. Bruna B. Oliveira Says:

    Olá pessoal! Sou educadora física e estou trabalhando à 1 ano com GL no Hospital. Como são muitos setores que tenho que passar em poucas horas, fica dificil dinamizar meu trabalho, consigo carregar meu radinho de mao com musicas animadas, as vezes bolinhas de massagens, ja fiz dinâmicas como a do barbante no punhos sem desatar o nó. Enfim gostaria de dinâmicas fáceis sem muito material pra carregar, assim consigo realizar, ja que nao posso carregar muita coisa, na maioria das vezes acabo fazendo muito alongamento com variações e aerobica com música.
    Agradeço desde já quem puder contribuir.
    e-mail brunabrentano@hotmail.com

  256. Rozana Says:

    Muitas atividades interessantes, vou fazer uso delas com certeza!
    Aí vai minha colaboração:

    Pulmão de aço

    Material: Caixas de sapato, papelotes de revista de Aprox 4×4 Cm, Canudinhos.

    Distribuir os papéis no espaço onde é realizada a ginástica laboral, formar grupos de acordo com a quantidade de caixas de sapato: 2, 3, 4 Grupos… Cada Participante vai receber um canudo, com este canudo desse pegar o papel que esta no chao e levá-lo dentro da caixa ao final da atividade será feita a contagem para saber o grupo vencedor.

  257. GINA Magalhães Says:

    Eu sou Gina Magalhães, e amei o site e as dinâmicas e tenho uma para contribuir também. O nome: Detetive. E o modo de jogar é: em grupo faça um círculo e escreva em vários pedaços de papel, correspondentes a quantidade de pessoas do grupo, as palavras: Detetive, assassino e vítima. E ninguém poderá saber o que o outro tirou. Então, um será o detetive, o outro assassino e os demais serão as vítimas. Os papéis serão enrolados, embaralhados e distribuídos aleatoriamente. Cada um vai abrir seu papel secretamente e aquele que tiver tirado detetive, deve tentar descobrir quem é o assassino. Já o assassino, não poderá se revelar, mas, para a vítima que ele piscar, essa será eliminada do jogo. O detetive deverá ficar de olho em cada integrante e em cada movimento. Se o detetive descobrir quem é o culpado ou o assassino acidentalmente piscar para o detetive, este dirá: ”te peguei”, enquanto o assassino tenta eliminar o maior número possível de vítimas, sem ser pego e o detetive deve achá-lo o mais rápido possível.
    Objetivo: O detetive deverá descobrir quem é o assassino antes que esse elimine as vítima.
    O bom é que desperta nos participantes a atenção, observação e a percepção.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.